Campanha imuniza quase 55 mil animais contra raiva em Teresina, PI

No próximo sábado (7) as zonas Sul e Sudeste recebem as equipes de vacinação.

158
Cão recebendo vacina anti-rábica durante o dia D de vacinação (Foto: Graziela Miranda/G1)
Cão recebendo vacina anti-rábica durante o dia D de vacinação (Foto: Graziela Miranda/G1)

Quase 55 mil animais foram vacinados durante a primeira etapa da Campanha Urbana de Vacinação Antirrábica realizada em Teresina no sábado (30). Segundo Fundação Municipal de Saúde (FMS), 43.176 cães e 11.610 gatos foram imunizados, uma cobertura de 92,28%.

A Fundação explica que campanha da etapa urbana deste ano foi dividida em dois momentos.

Quem deixou de vacinar seu animal durante a primeira etapa pode procurar a Centro de Zoonoses de Teresina. As zonas Sul e Sudeste recebem as equipes de vacinação contra raiva no próximo sábado (7).

“Antes contávamos com voluntários, que muitas vezes não compareciam aos postos de vacinação no dia marcado e tínhamos muito trabalho de logística. Este ano somente servidores da FMS trabalham na campanha, para evitar faltas desnecessárias. Queremos dizer à população que terão postos próximos às suas residências, como todos os anos”, disse Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da capital.

A gerente explicou ainda que a vacina é importante, pois protege, além do animal, os seres humanos que convivem com eles. Animais a partir de três meses de idade podem vacinar. Mais de 500 servidores da FMS trabalham nas duas etapas da campanha contra a raiva.

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986 e o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.

“Temos boa adesão por parte da população, que comparece todos os anos aos postos de vacinação com seus animais. Mas não podemos deixar de ficar em alerta e continuar vacinando para mantermos os bons índices”, alertou Oriana Bezerra.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.