Campanha mexicana Animalízate esteriliza 12 mil cães e gatos

Campanha mexicana Animalízate esteriliza 12 mil cães e gatos
Foto: Delegaçao Iztapalapa

Com 12 mil cães e gatos esterilizados, o distrito de Iztapalapa concluiu a quarta etapa da campanha “Animalízate”, para a conscientização e esterilização gratuita de animais de estimação. Foi superada a meta das duas mil cirurgias de cães e gatos.

A prefeita de Iztapalapa, Dione Anguiano Flores, agradeceu o compromisso dos participantes nestas ações, que representam um avanço no sentido da conscientização e responsabilidade social. Esta última jornada da “Animalízate” foi realizada na explanada Sara García.

Neste sentido, Anguiano Flores observa que na campanha “Animalízate” as ações do governo estão focadas no cuidado dos animais, mas que além de esteriliza-los, têm também como objetivo gerar uma nova consciência nas pessoas sobre o cuidado e a responsabilidade que elas assumem quando decidem ter um animal de companhia.

Ela ressaltou que “muitas vezes os animais não estão esterilizados e quando têm filhotes seus tutores os abandonam nas ruas numa forma de eliminar o problema, ou não recolhem as fezes quando saem para passear, representado um foco de contaminação que nos afeta a todos”.

Somente nesta quarta etapa da “Animalízate”, que começou no início do mês de março de 2017, foram esterilizados mais de três mil cães e gatos, que somados aos mas e oito mil animais das passadas três etapas, totalizam mais de 12 mil animais esterilizados em Iztapalapa durante o governo de Dione Anguiano.

Estimando-se um numero de sete a oito filhotes por parto, a “Animalízate” evitou o nascimento de aproximadamente 800 mil cães e gatos, combatendo a superpopulação e prevenindo doenças respiratórias, intestinais, entre outras.

Estas atividades de esterilização de animais são gratuitas e realizadas em conjunto com a associação civil Ángeles Abandonados, presidida pela ex-deputada constituinte Elena Chávez, representando um apoio substancial para a economia das famílias iztapalapenses, ao economizar em 650 pesos em esterilização.

Através das jornadas itinerantes de esterilização “Animalízate”, que foram realizadas em oito Direções Territoriais da Cidade do México, também foram realizadas feiras de adoção de animais e 59 cães e gatos conseguiram um novo lar através desta iniciativa.

Nove médicos veterinários são responsáveis na realização das cirurgias, as pessoas devem levar seus animais banhados e com 12 horas de jejum. A equipe encarregada desta tarefa aplica anestesia general em cada animal, os opera, colocam o protetor de feridas e entregam o documento com cuidados do pós-operatório a fim de diminuir os riscos na convalescência do animal.

Nestas jornadas também são oferecidos serviços de estética canina, vacinas e vermífugos a baixo custo, e atividades como jogos e concursos dirigidos para mostrar a importância de ser um tutor responsável.

No final desta quarta ase da campanha “Animalízate”, os moradores agradeceram o trabalho sem precedentes realizado pelo governo de Iztapalapa em matéria de direitos dos animais, encabeçado pela prefeita Dione Anguiano, “porque nenhum governador, nenhum presidente municipal, nenhum político havia ajudado tanto aos animais”, afirmaram.

Tradução de Flavia Luchetti

Fonte: La Prensa

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *