Cápsulas de medicamento desenvolvidas à base de tapioca são nova opção do mercado

460
Cápsulas de medicamento desenvolvidas à base de tapioca são nova opção do mercado

Além de atenderem várias exigências culturais e alimentares, são mais estáveis que as cápsulas de origem animal

A maioria das pessoas nunca parou para pensar sobre do que são feitas as cápsulas de medicamentos. E embora muita gente nunca tenha se preocupado com o assunto, só cresce o número de pessoas que têm buscando alternativas às tradicionais cápsulas existentes no mercado.

Os medicamentos podem ser fabricados de acordo com uma série de apresentações, como comprimidos, soluções, cremes e pomadas, gotas, entre várias outras formas. Uma das mais conhecidas são as cápsulas. Além de fáceis de engolir, permitem boa absorção no organismo.

As cápsulas atualmente são feitas na maioria dos casos com matéria-prima de origem animal. É utilizada proteína animal para a produção de gelatina, que por sua vez, será a substância utilizada na fabricação das cápsulas.

No entanto, uma parcela do público, formada principalmente por veganos e consumidores de produtos halal e kosher (muçulmanos e judeus) tem buscado alternativas às cápsulas tradicionais. E a principal opção encontrada pela indústria farmacêutica são as cápsulas de origem vegetal, principalmente a tapioca. Ele já vem sendo usada com sucesso alguma farmácias de manipulação.

A tapioca é um alimento popular brasileiro que vem ganhando cada vez mais espaço na gastronomia do país. Por ter baixo índice glicêmico, baixo teor de sódio e não conter glúten, tem feito sucesso junto aos consumidores que buscam opções de alimentos saudáveis.

Segundo a farmacêutica Fernanda Lobo Vicentini, da Farma Conde Manipulação, a cápsula de tapioca, conhecida como Tapiocaps, tem sido uma alternativa cada vez mais procurada pelos clientes da farmácia. Ela ressalta, que além de atender os públicos veganos, halal e kosher, a Tapiocaps apresenta ainda uma série de outras vantagens em relação ao produto de origem animal.

“Mesmo aqueles que não possuem restrições alimentares podem se beneficiar da cápsula de tapioca, que já se tornou a alternativa mais natural do mercado”, salienta Fernanda.

Fernanda lista as principais vantagens da cápsula de tapioca produzida pela Farma Conde Manipulação:

1. Oferece melhor proteção ao medicamento

2. Livre de matéria-prima geneticamente modificada (transgênicos)

3. Satisfaz exigências alimentares e culturais

4. Rápida desintegração e absorção pelo organismo

5. 100% orgânica (certificação em andamento)

Por Laís Reis

Fonte: Segs


Nota do Olhar Animal: As cápsulas tradicionais são feitas com gelatina produzida a partir da fervura de pedaços de animais, como ossos, pele, tendões e outras partes. Mas, como sempre, é só haver pesquisa que produtos substitutivos são encontrados. Exija o fim da exploração animal e a indústria se adequará.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.