Casal desafia furacão Maria para salvar animais de estimação em Porto Rico

Casal desafia furacão Maria para salvar animais de estimação em Porto Rico
Sandra Harasimowicz e Gary Rosario buscaram abrigo no telhado da casa vizinha - CARLOS GARCIA RAWLINS / REUTERS

O furacão Maria devastou países do Caribe, matando ao menos 45 pessoas, mas não foi capaz de separar o casal Sandra Harasimowicz e Gary Rosario dos seus animais de estimação. A casa onde vivem, em Yauco, Porto Rico, foi destruída pelos fortes ventos e alagada após a tormenta. Para sobreviverem, Sandra e Gary, com seus sete cães e oito gatos, tiveram que buscar abrigo no telhado da casa vizinha.

— Basicamente, nós subestimamos (o furacão) — contou Sandra, à Reuters.

A rua onde vivem ficou completamente destruída após a passagem do furacão. Além dos fortes ventos, a área foi alagada pelo transbordamento de um rio. No início, o casal se trancou num dos aposentos da casa com os animais, mas a inundação os forçou a procurar um abrigo mais alto. Sandra contou que eles chegaram a ficar com a água até o pescoço: “era como o fim do mundo”.

No telhado do vizinho, Sandra e Gary se agarraram aos painéis solares enquanto tentavam manter os animais próximos. Os gatos foram deixados dentro de casa, acomodados em cima dos móveis da cozinha. Um dos cães saltou quatro vezes na água, e Gary, que trabalha como guarda nacional, se jogou atrás dele em todas as oportunidades.

— Eu pensei que iria perdê-lo. Ele só fez isso porque ama os animais — contou Sandra, sobre as ações do marido. — Eu dizia: “é isso, vou perder os animais e meu marido”.

Os sete cães e oito gatos da família sobreviveram ao furacão - Carlos Garcia Rawlins / REUTERS
Os sete cães e oito gatos da família sobreviveram ao furacão – Carlos Garcia Rawlins / REUTERS

Os dois filhos do casal, de 6 e 12 anos, foram levados para a casa de amigos em região segura antes da chegada do Maria. Mas após não conseguir abrigo para os animais, Sandra e Gary decidiram ficar para protegê-los, em parte porque não acreditavam que a tempestade seria tão severa. Durante a luta pela sobrevivência, o casal acabou adquirindo um oitavo cão, que estava abandonado lutando contra a tormenta.

Felizmente, o casal e todos os animais sobreviveram. Sandra, natural da Polônia, vive há 12 anos em Porto Rico, mas agora pretende se mudar para outro país:

— Nunca mais — disse ela. Isso acabou para mim.

Fonte: O Globo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *