Casal será multado após abandonar cães adotados em fevereiro, em Santa Cruz do Sul, RS

Casal será multado após abandonar cães adotados em fevereiro, em Santa Cruz do Sul, RS

Um casal morador de Santa Cruz do Sul receberá uma multa pesada por ter abandonado dois cães em frente ao Canil Municipal. O caso aconteceu nessa terça-feira, 11, quando os dois chegaram ao canil antes do expediente começar e disseram aos funcionários que queriam devolver os dois cachorros que haviam adotado no inicio deste ano.

“Em fevereiro, eles vieram ao canil, escolheram os dois cães, leram todo o documento e assinaram o termo de responsabilidade”, comenta o médico-veterinário Tiago Alberto Haas Marques, responsável pelo Canil Municipal. Na terça-feira, quando tentaram devolver os cachorros, foram orientados a aguardar a chegada de Marques.

Entretanto, eles tiraram os cães do carro e os deixaram em frente ao canil, fugindo em seguida. Os animais foram recolhidos e examinados. A partir dos microchips instalados neles, foi possível encontrar a ficha de adoção – consequentemente, chegando aos nomes dos culpados pelo abandono. Os animais não possuíam sinais de maus-tratos.

Conforme Marques, agora é realizado o processo burocrático pelo ato infracional. “Vai ser feita uma avaliação e um relatório e depois o enquadramento do caso. Somente após o processo é que será aplicada a multa”, informou. O valor, conforme a lei aprovada em junho deste ano, deve ser de 10 Unidades Padrão Monetária (UPMs), o equivalente a R$ 2.860,00. O médico veterinário ressalta, no entanto, que só é possível confirmar o valor após o processo administrativo.

O caso foi divulgado nessa quarta-feira, 12, pela vereadora Bruna Molz, criadora da lei que pune com mais gravidade os casos de abandono ou maus-tratos. “Resolvi compartilhar para as pessoas verem que [a multa] não é brincadeira. O povo só aprende quando dói no bolso”, comentou a vereadora. “Foi uma falta de responsabilidade inaceitável, um absurdo.”

O macho, de porte pequeno, e a fêmea, de grande porte, chamados de Venâncio e Athena, estarão disponíveis para adoção após um período de quarentena. O Canil Municipal está situado na Rua Victor Frederico Baumhardt, 2.581, do Bairro Dona Carlota e está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 11h30, e das 14 às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3719-1170.

Por Naiara Beatriz Silveira

Fonte: Gaz

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.