Foto: ilustrativa

Castração de animais será oferecida gratuitamente em Rondonópolis, MT

O lançamento do início dos procedimentos da castração de cães e gatos que será feito gratuitamente pelo município ocorre nesta quinta-feira (17), às 9h, na Clínica Veterinária Anjos de Patas, local onde serão feitas as cirurgias. O prefeito Zé Carlos do Pátio e a secretária municipal de Saúde, Izalba de Albuquerque, bem como a equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), estarão presentes no evento de lançamento.

A meta, segundo o gerente da UVZ, o médico veterinário, Kleyller Willon Silva, é castrar 80 animais por mês, e após o terceiro mês de procedimentos aumentar a meta para 160 cirurgias mês.

Até o momento, há 300 animais já cadastrados na UVZ para serem castrados. Novos cadastros ainda podem ser feitos. Para isso, o proprietário (com mais de 18 anos) do cão ou gato que deve passar pelo procedimento deve levar o animal até a UVZ para realizar o cadastro e aguardar na fila de espera.

O gerente da UVZ explica que a equipe entrará em contato com quem já aguarda no cadastro para que leve o animal até a UVZ. O cão ou gato será então encaminhado pela própria UVZ à clínica veterinária para realizar a castração. Depois do período pós-operatório, o animal volta à UVZ, onde deve ser buscado pelo proprietário.

Para a realização dos procedimentos de castração gratuitos, estarão disponibilizados seis médicos veterinários. A clínica onde serão feitas as castrações foi contratada após processo licitatório.

Fonte: Agora MT

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.