Castramóvel é entregue em Tibagi, PR

Castramóvel é entregue em Tibagi, PR
Veículo para castração de animais busca acabar com problema da grande população de cães de rua no município. - Foto: Divulgação/Prefeitura de Tibagi

A Prefeitura de Tibagi fez a entrega oficial do veículo móvel para castração de animais, o Castramóvel. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (05), em uma cerimônia no Palácio do Diamante.

O investimento foi de R$ 127 mil, fruto de emenda parlamentar do ex-deputado federal Osmar Bertoldi. O prefeito Rildo Leonardi participou da entrega e ressaltou que essa nova conquista é mais uma ferramenta que irá ajudar o município a resolver o problema da super população de cães de rua. “A gente conversou muito com a assessoria do deputado Osmar Bertoldi e lá em Brasília finalizamos essa conquista. Então conseguimos trazer para Tibagi esse Castramóvel. Teremos um local adequado, que não precisaremos pagar, vai ser um custo a menos para realizarmos essas cirurgias, que poderão apressar um pouquinho mais o controle desses animais que ficam soltos pela rua”, disse Rildo.

O secretário de Saúde, Wilson Silva, comenta que a secretaria já tem um programa de castrações, em parceria com a Associação Sonho Tibagiano. “Ele é mais um equipamento para diminuir essa população canina. Um cachorro vive cerca de quinze anos, então não é um problema que a gente resolve da noite para o dia. São ações continuas e cada vez agregando mais equipamentos visando isso para o futuro”, explica.

A vereadora Cila Pavesi (PSD), que articulou na conquista do Castramóvel juntamente com o prefeito Rildo Leonardi e com vice-prefeita, Helynez Santos Ribas, falou um pouco sobre como surgiu o interesse em apoiar a conquista. “É a necessidade da cidade. Porque, realmente, a Associação sofria muito com as dificuldades e hoje eu vejo que vai ser mais tranquilo com o apoio que a Prefeitura está dando. Vai ser muito mais fácil de ter esse controle”, afirmou.

A vice-prefeita classificou o castramóvel como um “diferencial” para Tibagi. “Agradeço o deputado Osmar Bertoldi, a vereadora Cila, quando estivemos em Brasília, no gabinete ele se propôs e ela concluiu o pedido para que isso fosse oportunizado para o município. Eu tenho certeza que irá ajudar muito, será um diferencial na castração e até mesmo no controle da procriação, evitando que aumente essa demanda. É uma questão de saúde e de cuidado com os animais”, argumentou Helynez.

Também prestigiaram a cerimônia, representantes do Canil Municipal e da Associação Sonho Tibagiano, instituições que prestam assistência e atendimentos a cães no município. Para a funcionária do Canil Municipal, Michele Córdega, a chegada do Castramóvel irá auxiliar no trabalho do Canil. “Vai ajudar e muito. Porque a população canina está crescendo incontrolavelmente, então mesmo com o trabalho da Associação, a gente não consegue dar conta. Porque é muito cão de rua, muito cão semi-domiciliado, que tem dono e vai para rua sem estar castrado, aumentando ainda mais a população. Para nós é uma luz no fim do túnel”, garante.

A presidente da Associação Sonho Tibagiano, Sabrina Bitencourt, ressalta que o Castramóvel irá dar uma força a mais para a Associação. “É como se fosse um combustível para o nosso trabalho. Vem para somar, porque temos pouco recurso, não temos veterinário e nem espaço. É bem difícil de realizar as castrações porque dependemos de terceirizar tudo. Eu acho que a gente vai conseguir aumentar de forma exponencial o número de casos atendidos”, finaliza.

Nos próximos dias a equipe da Prefeitura se reunirá com integrantes da Associação Sonho Tibagiano para definir como serão realizadas as castrações. Nesse período será realizado o emplacamento e a parte burocrática.

O presidente da Câmara Municipal, Enio Antunes (PSC), e os vereadores Gilson Roberto (PSD), Eduardo Torres, (PHS), Jorge Cardoso (PTB), Cila Pavesi (PSD) e Elizeu Cortez (PHS) compareceram ao evento.

Fonte: Prefeitura de Tibagi via A Rede

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.