Cavalo é resgatado em condições de maus-tratos em Assis, SP; vídeo

Cavalo é resgatado em condições de maus-tratos em Assis, SP; vídeo

Na noite desta quinta-feira, 15, um cavalo foi encontrado em condições de maus-tratos em Assis. Ele estava no final da Rua Fernando Calonico, no Jardim Eldorado.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Fábio Nossack, o pedido de ajuda veio de uma voluntária que tem lutado pelos animais de grande porte no município.

“Ontem à noite, por volta das 20h30, recebi a ligação de uma voluntária da SOS Pets, que me ligou pedindo apoio para mais esse triste caso. O cavalo estava bastante debilitado, desidratado e com sinais claros de maus-tratos. A própria entidade pagou um veterinário, que foi até o local fazer a medicação. A Secretaria não tinha disponibilidade de enviar as equipes para fazer a retirada do animal naquele momento, mas os funcionários foram na manhã desta sexta-feira, 16. Apesar de ser ponto facultativo, deslocamos a equipe até lá e levamos o cavalo até o Posto de Monta”, afirma.

De acordo com Nossack, o animal permanecerá apreendido até as resoluções policiais e judiciais do caso.

“O animal segue apreendido e o veterinário irá até o Posto fazer a medicação novamente ainda hoje. Agora vamos guardar o que vai decorrer da questão policial e judicial devido aos maus-tratos, além de tentarmos identificar o responsável, que poderá ser punido”, conclui.

Lembrando que a Lei Federal n° 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) prevê o abandono de animais como crime, com pena prevista de detenção de 15 dias a 6 meses, ou multa.

Confira o vídeo do cavalo sendo resgatado:

Fonte: Assis City

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.