Cavalo vítima de maus-tratos comove moradores de Paragominas, PA

Cavalo vítima de maus-tratos comove moradores de Paragominas, PA

Um dos assuntos mais comentados nas redes sociais na tarde desta última quarta-feira (04) em Paragominas (PA), foi a situação de um cavalo encontrado em situação crítica no bairro jardim Bela Vista.

O animal estava bastante debilitado, com sinais de fome e ferimentos pelo corpo. Populares que passaram pelo local ficaram comovidos com a situação e o soltaram da corda que o prendia. Segundo informações de algumas pessoas, o animal era usado para transporte de carga.

Até o fechamento desta matéria não tivemos informações sobre o tutor do animal. É importante frisar que abandonar e maltratar animais é crime federal (Lei 9.605/98).

A principal lei que protege os animais é a Lei Federal 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais:

ART.32 – PRATICAR ATO DE ABUSO, MAUS-TRATOS, FERIR OU MUTILAR ANIMAIS SILVESTRES, DOMÉSTICOS OU DOMESTICADOS, NATIVOS OU EXÓTICOS.

A PENA SERÁ DE 3 MESES A 1 ANO DE PRISÃO E MULTA, AUMENTADA DE 1/6 A 1/3 SE OCORRER A MORTE DO ANIMAL.

Por Jorge Quadros

Fonte: Jorge Quadros


Nota do Olhar Animal: Os “populares” poderiam ter feito um pouco mais, dando água e comida ao animal e denunciando a situação de maus-tratos à polícia, não?

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.