Cavalo vítima de maus-tratos morre no Laranjal, em Pelotas, RS

Cavalo vítima de maus-tratos morre no Laranjal, em Pelotas, RS

Um caso de crueldade com os animais está revoltando moradores da Praia do Laranjal. O caso ocorreu por volta das 17h, na avenida Adolfo Fetter. Um cavalo vítima de maus-tratos morreu por exaustão.


A médica veterinária Cristina Zambrano passava pelo local e tentou socorrer o animal que não resistiu. Segundo ela, o cavalo encontrava-se em estado de caquexia e veio a óbito por falta de oxigenação. Além de, apresentar miíase no prepúcio com larvas em estado avançado, cascos em péssimas condições sem ferraduras e condições de tração, dentes desgastados e quebrados que indicam um animal idoso, com aproximadamente 18 anos, detalhes incluídos ao registro da Brigada Militar que deve embasar a acusação de maus-tratos.

O dono do animal foi preso e liberado após assinatura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). O TCO é um registro de um fato tipificado como infração de menor potencial ofensivo. Com isso, o homem responderá ao processo em liberdade.

Segundo o Artigo 32 da Lei 9.605/98, que trata de crimes contra a fauna, “praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”, pode gerar detenção, de três meses a um ano, e multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

A vereadora Cristina Oliveira esteve no local. Segundo ela, é urgente a substituição das carroças por protótipos. A Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO) foi aprovada pela câmara para a compra dos veículos. “Isso tem que acabar, iremos pressionar a prefeitura para que fatos como este não se repitam”, comenta Cristina que é chamada à resgates diariamente.

Maira Fernandes de 21 anos, moradora da Colônia Z-3, acompanhou de perto a agonia do animal. A jovem que vestia camiseta com o dizer:  “Crueldade nunca mais. Cadeia para quem maltrata os animais”, manifestou revolta contra o fato. “Até quando os animais irão sofrer?” questiona e pede punição exemplar aos responsáveis.

Até mesmo a retirada deste cavalo, morto, agora é um problema. A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) informou que só pode realizar a remoção em horário de expediente. Até o momento, fechamento deste texto, já se passaram duas horas de espera pela remoção.

https://www.facebook.com/282862131878479/posts/1173565279474822/

Por Evaldo Gomes 

Fonte: Evaldo Gomes Notícias 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.