Cavalos vítimas de maus-tratos são resgatados em Curitiba, PR

Cavalos vítimas de maus-tratos são resgatados em Curitiba, PR

Dois cavalos que eram utilizados para tração foram aprendidos na tarde desta terça-feira (30) no bairro Cajuru, em Curitiba, em uma ação integrada da Rede de Proteção Animal de Curitiba e da Guarda Municipal (GM). O caso de maus-tratos vinha sendo monitorado já há algum tempo, após várias denúncias recebidas pela prefeitura, via Central 156.

Segundo informou a Secretaria de Municipal de Meio Ambiente, com essa apreensão, desde janeiro deste ano, 41 cavalos já foram resgatados pela Rede de Proteção Animal. Todos os animais eram usados para tração, o que é proibido por lei em Curitiba – Lei 14.741/2015, regulamentada pelo decreto 80 de 31 de janeiro de 2018.

Os cavalos ficavam no Jardinete Coronel Almir Silva e na Rua Adhemar Vieira de Araújo, no Cajuru. A GM chegou a solicitar o apoio à Polícia Militar durante a operação, mas ele acabou não sendo necessário.

Os animais agora ficam sob a guarda da Rede até serem encaminhados para adoção responsável. Esta foi a primeira ação de resgate de animais na região, em 2018.

Problema antigo

Imagem de 2014, feita na região do Jardinete Coronel Almir Silva. (Foto: Google Maps)

Em uma imagem do local, feita em 2014 e disponível no Google Maps, é possível observar a presença de vários cavalos que eram utilizados como força de trabalho por catadores de materiais recicláveis, o que comprova que o problema era antigo na região.

Por Alex Silveira de Souza

Fonte: Tribuna

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.