Foto: Assessoria

CCZ de Rondonópolis (MT) está em obras para iniciar castração de cães e gatos gratuita

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Rondonópolis vai iniciar um trabalho fundamental para a redução de animais de rua e abandonados na cidade, além do fortalecimento da posse responsável. Uma ala de castração com dois centros cirúrgicos já está em fase final de construção para que cães e gatos possam passar pelo procedimento da castração gratuitamente.

Como as castrações devem ter início em poucos meses, o CCZ já vem fazendo o cadastro para as pessoas que têm cães e gatos para serem castrados. Os interessados precisam comparecer ao CCZ com o animal que deve ser castrado para que este seja examinado e fazer a ficha, entrando para a fila de espera.

O gerente da Vigilância Ambiental, o médico veterinário, Kleysller Willon Silva, destaca que primeiramente serão castrados os cães e gatos que estão nas Organizações Não-governamentais (ONGs) de proteção animal, porque estas não têm condições financeiras de realizar as castrações de todos os animais que cuidam.

Na sequência serão chamadas as pessoas que já se cadastraram. O gerente alerta que o cadastro somente pode ser feito pessoalmente no CCZ, pois uma pessoa maior de idade precisa levar o animal que será castrado para anamnese e que não existe possibilidade de cadastro por telefone.

Ele explica ainda que para ser cadastrado o animal precisa estar em perfeitas condições de saúde, o que será avaliado pela equipe do CCZ, que emitirá um atestado laboratorial sobre a saúde do cão ou gato.

Fonte: Agora MT

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.