CCZ inicia castração de gatos de rua em Gurupi, TO

CCZ inicia castração de gatos de rua em Gurupi, TO
Foto: Divulgação

Para evitar a procriação de animais de ruas, o Centro de Controle de Zoonoses de Gurupi iniciou nesta segunda-feira, 07, a castração de gatos que vivem nas ruas. Atualmente em Gurupi existem cerca de 3 mil felinos, e desses, 1500 não tem tutores. E para que eles não procriem estão sendo colocados armadilhas, em pontos estratégicos em diversos bairros para capturá-los e assim, serão levados ao CCZ para a castração. Esse trabalho está sendo feito em parceria com as Ong’s (Organização Não Governamental).

Após a castração, os animais ficarão em baias separadas por três dias para a recuperação e também serão vacinados. Muitos desses animais já serão doados.

Segundo o coordenador do CCZ, Henrique Alencar, todas as tardes até o dia 25, a equipe do CCZ estará nos bairros colocando as armadilhas para a captura. O método é colocar alimento em uma espécie de gaiola e assim que eles entrarem são repassados a caixa própria para transporte e levados ao local de castração.

Nessa primeira fase as armadilhas serão colocadas nos bairros Casego, Nova Fronteira, Parque das Acácias, Jardim dos Buritis, Sol Nascente, Alto da Boa Vista, Eldorado, Vila Nova, Vila dos Funcionários, Vila Guaracy.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fonte: Surgiu

Nota do Olhar Animal: A técnica mais avançada para controle populacional de gatos que vivem nas ruas é o CED (captura, esterilização e devolução). Não há informação de que esteja sendo utilizada em Gurupi.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.