Reprodução

Centro de Controle de Natalidade Canina registrou 170 castrações em Guanambi, BA

O Secretário de Saúde André Moitinho reuniu nesta quarta-feira (30) com a equipe de trabalho do Centro de Controle de Natalidade Canina (CCNC), avaliando de forma positiva, os indicadores numéricos.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guanambi, foram registradas 170 castrações em 90 dias de funcionamento, sendo 66 somente no mês de janeiro de 2019.

A reunião contou com a presença do Diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Ernivaldo Viana, do Médico Veterinário responsável, Dácio Plácido, e demais funcionários.

Na ocasião, o secretário destacou as orientações da secretaria e a importância da participação da população para o êxito no controle da reprodução canina. “A nossa orientação é cuidar bem dos animais, identificando, tratando, medicando, vermifugando e castrando o animal com o objetivo de diminuir a população canina abandonada, contando com a devida colaboração e compreensão da população”.

O CCNC foi inaugurado no dia 21 de setembro de 2018 e custou R$ 150 mil aos cofres do município, na reforma completa do local, aquisição de mobiliários e equipamentos. O Centro tem a capacidade estimada para castração de 50 animais por mês, totalizando 600 ao ano.

Os animais capturados passam por triagem, diagnóstico laboratorial para leishmaniose, castração, vacinação e são disponibilizados para adoção, em parceria com ONGs de proteção animal.

O CCNC está localizado na Rodovia BR-030, saída para Palmas de Monte Alto, ao lado da antiga Marchantaria e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Por Geovane Santos

Fonte: Agência Sertão

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.