SP peruibe Dog Shelter 011 thumb

Centro de Controle de Zoonoses de Peruíbe supera meta anual de castrações

SP peruibe Dog Shelter 011

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Peruíbe realizou, em apenas cinco meses, mais de 400 cirurgias de castração de cães e gatos, superando a meta estabelecida para o ano de 2014. O CCZ passou por um projeto de reestruturação, iniciado no ano passado, que viabilizou melhorias no tratamento aos animais e a retomada dos procedimentos cirúrgicos.

O objetivo do trabalho é impedir o crescimento desordenado da população animal na cidade, o que resulta em abandonos e maus tratos. A cirurgia também previne algumas doenças, como câncer de mama, nas fêmeas, e tumores de testículos, nos machos.

Devido à grande procura nos últimos meses, a lista de espera para o primeiro semestre foi encerrada. Uma nova lista será aberta em julho, para que os moradores da região possam efetuar o cadastro para a cirurgia de seus animais.

O Centro de Controle de Zoonoses fica na Rua Encarnacion Fumagalli, 1031, no bairro Leão Novaes.

Cirurgia

A castração é um procedimento simples e que não trás nenhum tipo de prejuízo à saúde do animal de estimação. Para realizar o procedimento, a Zoonoses adota diversos procedimentos para garantir a integridade do bichinho. Ele só pode ser feito em cães e gatos com ao menos 6 meses de vida, boa saúde e que tenham recebido vacinação completa. Caso o animal seja diagnosticado com algum problema de saúde, o mesmo será encaminhado para tratamento, podendo fazer a cirurgia após a recuperação.

Antes da cirurgia, o veterinário aplica uma anestesia geral para evitar que o animal sinta qualquer dor durante o procedimento.

Após o processo, o animal retorna ao lar, onde passa por um período de recuperação de 7 à 10 dias. Durante esse período, ele deve permanecer em repouso absoluto e tomar antibióticos.

Fonte: Santa Portal

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.