Centro de Zoonoses de Propriá (SE) apreende cachorro com câncer após denúncia

Centro de Zoonoses de Propriá (SE) apreende cachorro com câncer após denúncia
Centro de Zoonoses de Propriá (SE) apreende cachorro com câncer após denúncia

O Centro de Zoonoses de Propriá efetuou apreensão de um cachorro (macho) que perambulava nas imediações da Zona Norte da cidade na última terça-feira, 17 de outubro, no final da tarde.

Situação

Moradores fizeram a denúncia ao Centro de Zoonoses após constatar o sofrimento do cão que perambulava nas ruas fazendo uso das calçadas das residências deixando depositado nelas bactérias nocivas à saúde humana. Já no local o Coordenador Lennon Santos Cruz agiu imediatamente com a equipe capturando o animal.

Já captura uma averiguação da situação, ainda no local, constatou-se que a região da genitália do animal estava em estado avançado de câncer com tumor dependurado colocando-o em grande sofrimento. Ele foi então levado ao CCZ e submetido à triagem para diagnosticar era possuidor do vírus da leishmaniose, mais popularmente conhecido por calazar. Em caso de confirmado seria então abatido.

Resultado da situação

Na manhã do dia 18/10, já na quarta-feira, o Centro de Zoonoses retornou com a informação de que o animal não possui o vírus da leishmaniose e que foi aberto o procedimento de cirurgia para remover o tumor que estado avançado. A operação foi sucesso e o Coordenador Lennon Santos informou que ele segue em recuperação e ficará em estado de custódia aguardando quem queira adotá-lo.

Por Adeval Marques

Fonte: Faxa Ju

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *