Centro de Zoonoses de Propriá (SE) apreende cachorro com câncer após denúncia – Olhar Animal
Centro de Zoonoses de Propriá (SE) apreende cachorro com câncer após denúncia

Centro de Zoonoses de Propriá (SE) apreende cachorro com câncer após denúncia

O Centro de Zoonoses de Propriá efetuou apreensão de um cachorro (macho) que perambulava nas imediações da Zona Norte da cidade na última terça-feira, 17 de outubro, no final da tarde.

Situação

Moradores fizeram a denúncia ao Centro de Zoonoses após constatar o sofrimento do cão que perambulava nas ruas fazendo uso das calçadas das residências deixando depositado nelas bactérias nocivas à saúde humana. Já no local o Coordenador Lennon Santos Cruz agiu imediatamente com a equipe capturando o animal.

Já captura uma averiguação da situação, ainda no local, constatou-se que a região da genitália do animal estava em estado avançado de câncer com tumor dependurado colocando-o em grande sofrimento. Ele foi então levado ao CCZ e submetido à triagem para diagnosticar era possuidor do vírus da leishmaniose, mais popularmente conhecido por calazar. Em caso de confirmado seria então abatido.

Resultado da situação

Na manhã do dia 18/10, já na quarta-feira, o Centro de Zoonoses retornou com a informação de que o animal não possui o vírus da leishmaniose e que foi aberto o procedimento de cirurgia para remover o tumor que estado avançado. A operação foi sucesso e o Coordenador Lennon Santos informou que ele segue em recuperação e ficará em estado de custódia aguardando quem queira adotá-lo.

Por Adeval Marques

Fonte: Faxa Ju

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.