Cerca de 70 filhotes de tartarugas são encontrados em barraca de praia e conduzidos ao mar na Grande Fortaleza; veja vídeo

Cerca de 70 filhotes de tartarugas são encontrados em barraca de praia e conduzidos ao mar na Grande Fortaleza; veja vídeo
Filhotes de tartarugas encontrados na Praia do Pecém, no Ceará, são conduzidos ao mar. — Foto: Arquivo pessoal

Cerca de 70 filhotes de tartarugas foram conduzidos ao mar na Praia do Pecém, em São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza. Os animais foram encontrados na noite do sábado (25), próximo à estrutura de uma barraca de praia e no mesmo momento foram entregues ao mar.

VÍDEO: Filhotes de tartaruga são conduzidos ao mar por moradores de Pecém, em Fortaleza

A proprietária da barraca, Glecia Gabriel, informou que as tartarugas foram vistas por um funcionário e um casal de clientes. “Por volta das 19 horas, a gente estava fechando a barraca e viu os filhotes na areia”, disse.

Ainda conforme Glecia essa foi a primeira vez em 19 anos de funcionamento da barraca que animais do tipo são encontrados no local.

As tartarugas foram colocadas em um balde e com a ajuda do esposo, do filho e de um funcionário foram liberadas no mar.

A proprietária da barraca disse que nenhuma autoridade ambiental foi chamada para auxiliar no resgate.

Sobre o procedimento de retirada das tartarugas da areia e liberação nas águas, Ícaro Ben Hur, voluntário do Grupo de Proteção às Tartarugas-Marinhas (GTAR), esclareceu que “o ideal seria deixá-las na areia próxima ao mar e guiá-las com luz artificial, de celular ou de lanterna, até o mar para elas poderem fazer esse percurso e também gravarem a localização de onde elas nasceram”, complementou.

Contudo, o membro do GTAR aponta que as pessoas que encontraram as tartarugas tomaram a atitude correta ao levá-las ao mar. “É até importante que eles tiveram essa consciência, porque já houve alguns casos em Fortaleza, na Praia do Futuro, que algumas pessoas estavam levando as tartarugas para casa”, diz Ben Hur.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.