Chips de batata-doce

Chips de batata-doce

RECEITAS temperoalternativo chipsdebatatadoce

Ingredientes

  • Batata-doce – 2 unidades grandes = 500g aprox.
  • Páprica doce (opcional) – 1 colher de chá
  • Óleo vegetal (usei de girassol) – 2 colheres de sopa
  • Sal – 1 colher de chá

Preparo

Lave bem as batatas esfregando a casca com uma esponja. Seque-as com um pano.

Com uma faca bem afiada ou com um mandolin (ver nota) corte as batatas em fatias bem finas e uniformes.

Em uma tigela, adicione as fatias e os demais ingredientes. Misture bem até todas ficarem cobertas pelo óleo e pelos temperos.

Forre duas assadeiras com papel manteiga e distribua as fatias lado a lado, sem sobrepor.

Leve ao forno preaquecido a 140ºC por cerca de 30 minutos.

Retire do forno e vire todas as fatias com ajuda de um garfo para assar do outro lado. Retorne ao forno por mais 30 minutos.

Retire do forno novamente e vire as fatias. Retire aquelas que já estão douradas e crocantes, ou quase crocantes, e deixe esfriarem. Não se preocupe se algumas estiverem um pouquinho macias e úmidas no meio, ao esfriarem irão ficar sequinhas e crocantes.

Retorne as demais ao forno por mais 10 minutos. Nesse meio tempo fique de olho para não deixar queimar. Vá tirando aos poucos as fatias que já estão no ponto.

Deixe esfriar e consuma no mesmo dia do preparo, enquanto estão crocantes. Ou guarde num recipiente bem fechado. No dia seguinte irão perder um pouco da crocância.

Nota: Mandolin é um cortador de alimentos muito utilizado em cozinhas profissionais. Com ele é possível cortar fatias bem finas e uniformes de legumes. Caso você tem um, utilize para cortar as batatas, vai facilitar muito sua vida. Caso não tenha, utilize uma faca bem afiada.

Mais receitas

{module [429]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.