Chocante! Encontrada prisão ilegal de baleias na Rússia com mais de 100 animais marinhos cativos

Chocante! Encontrada prisão ilegal de baleias na Rússia com mais de 100 animais marinhos cativos
Foto: Free Russian Whales

Ativistas dos direitos dos animais na Rússia estão trabalhando para libertar mais de 100 animais marinhos mantidos em cativeiro em condições terríveis, no que eles chamam de “prisão de baleias”. Na Rússia, é ilegal capturar baleias a menos que seja para fins científicos ou culturais. No final de 2018, os ativistas denunciaram a instalação ao largo da costa do extremo oriente russo por capturar 90 belugas e 12 orcas. Promotores russos classificaram a captura como ilegal.

Nessa instalação, os animais são mantidos em pequenos tanques lotados. Há 12 a 15 filhotes de baleias abarrotados uns em cima dos outros em pequenas celas com correntes. A ativista Nina Zyryanova diz: “Agora está ficando mais frio a cada dia. Embora esses animais sejam nativos do Ártico, eles precisam se mover cem quilômetros por dia para ficarem aquecidos”. Os animais foram capturados por quatro empresas russas que obtiveram uma permissão (provavelmente ilegal) da Agência Federal de Pesca.

Os ativistas acreditam que os animais sejam mantidos nessas condições para serem vendidos a parques de diversão estrangeiros. As baleias valem muito dinheiro no mercado negro e fariam uma fortuna para essas empresas. Felizmente, o tribunal local concordou em ouvir a ação dos ativistas, não apenas exigindo a liberação desses animais, mas também a penalização dos funcionários que permitiram a captura.

Para obter mais informações sobre quão prejudiciais parques marinhos e cativeiros são para orcas e baleias, confira: Aqui está o motivo porque nós nunca devemos esquecer sobre a realidade do que foi “Blackfish”, Esta imagem vai fazer você nunca mais querer visitar um zoológico ou parque marinho novamente e Esqueça circo, parque marinho e zoológico: Aqui estão 10 maneiras humanas de interagir com a vida selvagem. Para apoiar organizações que lutam contra o cativeiro de animais marinhos, veja 10 organizações incríveis que lutam bravamente pela conservação marinha.

Para mais artigos sobre animais, vida, comida vegana, saúde e receitas publicados diariamente, não esqueça de se inscrever no boletim informativo do One Green Planet!

O financiamento do público nos dá uma chance maior de continuarmos a fornecer conteúdo de alta qualidade. Por favor, apoie-nos!

Por  Sharon Vega / Tradução de Ana Carolina Figueiredo

Fonte: One Green Planet

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.