Começa montagem de espaço onde serão feitas 600 castrações no Parque Municipal de Itaipava, em Petrópolis, RJ

Começa montagem de espaço onde serão feitas 600 castrações no Parque Municipal de Itaipava, em Petrópolis, RJ

Vão começar na próxima terça-feira (09.10), no Parque Municipal de Itaipava, as castrações dos 600 cães e gatos por meio da parceria da prefeitura com a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o Inea. Vão ser beneficiadas, nesta campanha, as regiões de Araras, Rocio, Vale das Videiras, Vista Alegre, Santa Luzia, Poços Peixes, Caititu, Santa Isabel, Bonfim, Castelo São Manoel, Caxambu e Tapera. O objetivo é castrar animais que vivam próximos às áreas de preservação ambiental.

Na segunda-feira (08.10), os profissionais que vão atuar durante a campanha vão passar por um treinamento, para que os procedimentos sejam iniciados no dia seguinte. As castrações vão se estender até o dia 07 de novembro. Os cadastros já estão sendo feitos por agentes da Rebio Araras, nos bairros.

Já em novembro, a Prefeitura vai realizar mais uma etapa do serviço de Castração Gratuita, que vai castrar mais de mil cães e gatos de Itaipava, ação que acontece entre os dias 22 e 29 de novembro, também no Parque Municipal de Itaipava. Agentes comunitários estão percorrendo as comunidades para cadastrar os moradores que quiserem o serviço, que será restrito para beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). Mais 1,2 mil cadastros foram abertos para esta etapa.

“Este serviço, tão importante, estava paralisado e conseguimos recuperar em nossa gestão. Somando as etapas que estamos realizando, vamos chegar ao fim do ano com mais de 2,5 mil animais castrados”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

A Ação deste mês é por meio do Projeto Ambiente Animal, da SEA e do Inea, leva o mutirão de castração para cidades do interior do estado. Ele é executado e desenvolvido pelo Viva Rio Socioambiental que firmou Termo de Cooperação Técnica com a clínica veterinária Can&Fel, com recursos da Câmara de Compensação Ambiental. O Projeto foi lançado em maio, na capital, e já passou por Vassouras e Valença.

Fonte: Diário de Petrópolis

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.