Comerciante é notificada pela Prefeitura por deixar pote de água para animais em calçada de loja; atitude gerou indignação nas redes sociais

Comerciante é notificada pela Prefeitura por deixar pote de água para animais em calçada de loja; atitude gerou indignação nas redes sociais
Por causa do pote de água na calçada, a loja em Petrópolis foi notificada (Foto: Arquivo Pessoal / Marcela Andrade)

Uma comerciante foi surpreendida quando viu nesta quarta-feira (19) a notificação da Prefeitura de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, por ela ter deixado um pote de água para os animais de rua na calçada de sua loja de roupas. O caso foi parar em uma rede social e viralizou: em menos de 24 horas foram mais de 5.500 compartilhamentos e quase 4 mil curtidas. O post também gerou mais de 1.485 comentários.

O assunto viralizou em uma rede social (Foto: Reprodução / Facebook)

A dona do estabelecimento, Marcela Andrade, contou que ficou indignada com a atitude do poder público, mas não esperava tanta repercussão na internet. Ela disse que o pote com água está no local há mais de sete meses e explicou que a água é trocada quatro vezes ao dia e o pote é lavado diariamente.

A empresária Marcela levou a Nutela para morar com ela e o marido no Rio (Foto: Arquivo Pessoal / Marcela Andrade)

A empresária contou ainda que sempre ajuda cachorros de rua, inclusive, adotou uma vira-lata, a Nutela, que achou no bairro Samambaia em Petrópolis e, atualmente, mora com ela e o marido no Rio. Além disso, revelou também que ajuda defensores da causa animal, seja comprando remédio ou contribuindo para gastos com alimentação.

A notificação do Código de Posturas diz que a empresária infringiu o artigo 67 da Lei 6.240 de 2005, que diz: “é proibido colocar ou conduzir nos passeios públicos volumes de grande porte ou quaisquer materiais que dificultem o tráfego de pedestres, portadores de necessidades especiais e de carrinhos de criança”. A pena, segundo a Lei, é considerada grave.

Ao G1, a Prefeitura informou nesta quinta-feira (20), que a notificação atendeu a um pedido do Ministério Público para que fiscalizasse objetos colocados nas calçadas em apoio aos animais, porém, a partir de agora, vai passar a permitir esse tipo de postura. O secretário de Serviços Públicos Djalma Januzzi afirmou que vai entrar em contato com a empresária para pedir desculpa e a notificação será retirada.

Por Aline Rickly

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Parece inesgotável a capacidade do Poder Público cometer atos estúpidos contra a população e, principalmente, contra os animais. A Prefeitura, principal responsável por gerir a situação de abandono de cães e gatos, dá este exemplo grotesco de insensibilidade, notificando uma cidadã que agiu em favor de animais que nem deveriam estar vagando pelas ruas se a mesma Prefeitura fizesse seu trabalho de forma competente. O prefeito da cidade é Bernardo Rossi (PMDB). Envie uma mensagem para ele acessando http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/fale-conosco-contato.html, repudiando a atitude da fiscalização.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *