A compra de cães expostos em gaiolas é uma forma de alimentar a crueldade em Divinópolis.

Compra de cães financia maus-tratos em Divinópolis, MG

A venda de cães de raça é um mercado que cresce no Brasil. Cachorros de todos os portes são criados em canis profissionais e comercializados por preços variados. Basta andar por Divinópolis e ver a quantidade de cães expostos em jaulas em diversas agropecuárias. No entanto, o assunto divide opiniões de pessoas.

Defensores do comércio de cães alegam que determinadas raças são mais bonitas e com características mais peculiares. Afirmam também que a criação de raças é uma forma de manter a excelência de tipos caninos geneticamente privilegiados.

Por outro lado, defensores da causa animal alegam que é contraditório comprar cachorros enquanto há inúmeros cães na rua e em abrigos que sofrem abandonados enquanto aguardam uma adoção. Os críticos do comércio de cães também argumentam que há crueldades praticadas em determinas lojas, pois as jaulas são pequenas e os animais não possuem espaço e liberdade para uma vida saudável.

“Os animais sofrem visivelmente. Choram sem o espaço necessário e ficam trancafiados em jaulas sujas e em alguns casos até expostos ao forte calor. Pessoas ficam com dó e compram achando que estão salvando o cão, mas estão apenas alimentando uma indústria cruel.”, afirma Roberto Amaral, 40 anos, advogado e ativista da causa animal em Divinópolis.

“É crueldade explícita. Muitos filhotes possuem os rabos cortados. A mutilação ocorre por mera questão estética e compromete o equilíbrio do animal.”, é a opinião da empresária Cristina Andrade, divinopolitana que recolhe cães de rua os mantém em abrigos para adoção.

Jaulas Pequenas e Imundas

Até mesmo criadores profissionais criticam a exposição dos cães em agropecuárias. Donos de canis famosos afirmam que deixar o filhote sem liberdade para brincar e se exercitar é covardia. Afirmam também que muitos comerciantes agem na ilegalidade e não possuem documentação para assegurar a pureza das raças. Em alguns casos é fácil perceber como as raças foram claramente alteradas para pior.

Em muitos casos é visível a falta de higiene nas jaulas. As pessoas enxergam animais fofos e ignoram o sofrimento pelo qual eles passam.

Tecnicamente, confinar cães em gaiolas pequenas não configura crime. Mas a exposição ao frio, a falta de higiene da jaula e a ausência de água não são permitidos. Qualquer cidadão que avistar maus-tratos pode denunciar ligando 3691 8053, através da Polícia Militar do Meio Ambiente.

Animais Esperando Adoção

Enquanto o debate continua acirrado, cães abandonados seguem esperando uma adoção. Animais dos mais variados tamanhos, cores, comportamentos e tipos aguardam o carinho de uma família responsável. Nenhum deles custará um centavo e o amor do animal será o mesmo de um cão de raça.

Por Hugo Serelo

Fonte: Cidade Divinópolis


Nota do Olhar Animal: Transformar os animais em mera mercadoria já é um problema em si, independentemente da forma como foram criados. Tratá-los como coisas está diretamente ligado aos maus-tratos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *