Comunidade pode denunciar casos de maus-tratos aos animais no site da Prefeitura de Xanxerê, SC – Olhar Animal
Foto: Divulgação

Comunidade pode denunciar casos de maus-tratos aos animais no site da Prefeitura de Xanxerê, SC

A Prefeitura de Xanxerê criou uma ferramenta no site do município para receber denúncias de casos de maus-tratos aos animais. A ferramenta pede o nome da pessoa que está denunciando, telefone, a mensagem e fotos da denúncia.

>> Confira a ferramenta AQUI.

Essa é uma das ações que faz parte do programa de controle zoonose, porém de acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Xanxerê, Mauro Narciso, para que o programa comece a funcionar falta uma estruturação.

“Não temos um setor para isso, está na mão da administração. Nós não temos uma estrutura para fazer esse programa, não temos quem faça e nem onde levar esses animais. Hoje temos só temos a legislação”.

Atualmente os trabalhos em relação as denúncias de maus-tratos e adoção dos animais, são realizados pelo Grupo Bem Estar Animal. Claudecir Rodrigues, voluntário do Grupo, destaca que após a atuação do programa de zoonose, o Grupo seguirá com atividades de conscientização da população.

“Em relação ao programa de zoonose, nós não temos muito o que falar porque se trata de um programa interno da prefeitura, então não temos acesso e nem como se manifestar em relação a isso. Nós recebemos uma correspondência da prefeitura, onde todos os casos de denúncia de maus-tratos ou abandono podem ser direcionados para o site da prefeitura, onde tem um link para denúncia. Então toda e qualquer denúncia deve ser feita no site da prefeitura. Referente aos trabalhos da entidade, nós vamos continuar só com projetos de conscientização, a entidade sempre defendeu e sempre vai continuar defendendo a causa animal”.

Programa de zoonose

A determinação do programa de zoonose passou a valer desde o dia 25 de janeiro de 2018, quando o prefeito na época, Ivan Marques, assinou o decreto para regulamentar a situação. Quem ficou responsável pela elaboração do programa de controle de zoonose no município foi a secretaria de saúde, por meio da secretaria de políticas ambientais e do departamento de vigilância sanitária e epidemiológica.

Por Alessandra Bagattini

Fonte: Lance Notícias

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.