Concluído o novo canil municipal em Araxá, MG

Concluído o novo canil municipal em Araxá, MG

Espaço, que poderá abrigar até 700 animais, foi planejado em projeto baseado no parecer técnico do Conselho Federal de Medicina Veterinária e do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Araxá conclui as obras de construção do Canil Municipal. O novo espaço é um dos mais estruturados de Minas Gerais, com cobertura metálica, baias higienizadas para receberem animais de ruas, área para cirurgias e castração e 22 cômodos que comportam os setores de vacina, esterilização, pós-operatório, insumos, depósito, canil (cachorro) / gatil (gatos), dentre outros itens. A sede, localizada no bairro Novo Horizonte, está disposta em uma área construída de 1.268 metros quadrados. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 1,4 milhão de recursos municipais.

De acordo com secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Sebastião Donizete de Souza, o prefeito Aracely de Paula priorizou o atendimento dessa demanda que tem um grande alcance social. “Estamos entregando a obra nessa semana para a Secretaria Municipal de Saúde, que administrará esse importante empreendimento com capacidade para receber até 700 animais, entre cães e gatos. É uma área completa que dispõe de estrutura administrativa e atenderá muito bem a demanda desse setor”, ressalta o secretário.

Donizete destaca que o novo canil foi uma obra planejada em projeto baseado no parecer técnico do Conselho Federal de Medicina Veterinária e do Ministério da Saúde. “Temos oito baias de 32 metros quadrados cada uma e área de descanso para os cães e gatos. Uma estrutura completamente diferente do que tínhamos anteriormente, onde era tudo improvisado e os animais não tinham um conforto necessário.”

Segundo o secretário, todo o desenvolvimento da obra foi acompanhado pela equipe do Setor da Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde. “Desde a concepção do projeto até o andamento da obra, buscamos o apoio da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Ambiental, que detinha o conhecimento da área. Foi com base nessas informações que trabalhamos nesse projeto. A obra foi concluída e já está à disposição da secretaria que iniciará os processos de licitação necessários para equipar todo o empreendimento”, explica Donizete.

Fonte: Diário de Araxá


Nota do Olhar Animal: Não têm sido benéfico para os animais a criação de locais para reunir um número tão grande deles. Esperamos que haja um planejamento muito bem feito para que, pela falta de sustentabilidade financeira, não termine se transformando em um enorme “depósito” de animais. Para evitar isto também é necessário um forte trabalho de castração, conscientização e promoção de adoção dos animais abrigados.

 

 

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *