Corridas de elefantes: uma tradição cruel no Vietname

Corridas de elefantes: uma tradição cruel no Vietname

Numa altura em que o direito dos animais é defendido e discutido mais do que nunca, as tradições que envolvem abusos e maus-tratos aos animais são criticadas, mas há quem ainda continue a defendê-las. É o caso desta corrida de elefantes no Vietname.
 O festival de elefantes de Buon Don realiza-se de dois em dois anos e é um evento que atrai milhares de espectadores, entre estes, muitos turistas. Um dos pontos altos são as corridas de elefantes, conduzidos sob as ordens (e os bastões) dos seus mahouts – nome dado aos treinadores/cuidadores destes animais.

Muitos habitantes locais alegam que este festival visa celebrar os majestosos animais, vistos como membros da família pelos vietnamitas que participam nas atividades com os seus elefantes. No entanto, grupos de conservação pedem o fim do festival, uma vez que os elefantes enfrentam muito calor e são feridos com os bastões durante as corridas.

Apesar dos apelos cada vez mais frequentes para o fim da exploração aos elefantes em vários países do sudeste asiático, no Vietname ainda existem cerca de 80 elefantes em cativeiro, a maioria usada para corridas. Veja algumas fotos do evento na galeria de fotos.

Fonte: Sapo Viagens

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.