Crackers de linhaça e aveia

Crackers de linhaça e aveia

RECEITAS papacapimveg crackers linhaca aveia

Ingredientes

  • 3/4x de farinha de aveia (eu trituro aveia em flocos grossos até virar farinha);
  • 1x de polpa de amêndoas (o bagaço úmido que fica no pano depois de coar o leite de amêndoas caseiro);
  • 4cs bem cheias de linhaça moída;
  • 1/2cc de sal (ou a gosto);
  • 1x de água;
  • Sementes (usei papoula, girassol e gergelim), opcional;
  • Azeite pra untar.

Preparo

Misture bem todos os ingredientes, menos as sementes, e deixe repousar 5 minutos.

A linhaça vai absorver a água e dar liga à mistura. A massa deve ficar úmida, bem unida e despregar facilmente da vasília.

Unte uma placa (dessas de assar biscoitos) com um pouco de azeite, coloque a bola de massa no centro e use as mãos pra achatar a mistura, espalhando sobre a placa.

Termime com uma espátula de silicone, alisando a massa com um pouco de pressão pra criar uma camada uniforme. Não espalho a massa até encontrar as bordas, deixo 0,5cm livre ao redor da placa pois notei que os crackes sempre ficam mais queimados nessa parte.

Polvilhe com um pouco de sementes, se quiser, e use a espátula pra cortar a massa em quadrados do tamanho que preferir (assim, depois de assados, os crackers vão se separar facilmente). Uso uma placa de aproximadamente 22cmx34cm, que é ideal pra essa quantidade de massa, e corto a massa em 12 quadrados.

Asse em forno baixo até os crackers ficarem firmes, crocantes e dourados. No meu forno, que não é muito quente, levou uma hora, mas verifique o cozimente com frequência pois os crackers passam de dourados a queimados em poucos minutos.

Deixe esfriar na placa e guarde em um recipiente fechado. Meus crackers continuaram crocantes até o terceiro dia. Talvez eles se conservem mais tempo, mas eles desaparecem rápido aqui em casa e nunca pude verificar.

Dica: Para fazer uma versão só com aveia, use 5cs de linhaça moída, 1 3/4x de farinha de aveia e entre 1 1/3x e 1 1/2x de água e a mesma quantidade de sal. Siga as instruções da receita acima.

Rendimento: 12 crackers.

Fonte: Papa Capim

Mais receitas

{module [429]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.