Criada primeira associação de apoio a animais em Mortágua, Portugal

Criada primeira associação de apoio a animais em Mortágua, Portugal

Foi criada em Mortágua a primeira associação animal do concelho. A instituição Morpatudos surgiu da iniciativa de um grupo de voluntários dedicados à causa e tem como missão “resgatar, cuidar e acolher animais abandonados, errantes, em situação de risco ou sofrimento”, refere a associação em comunicado.

Na sua fase inicial o grupo vai atuar de acordo com os apoios e a ajuda de voluntários, já que não contam agora com um espaço físico que permita acolher os animais recolhidos. A Morpatudos assegura ainda que as suas ações irão promover “o respeito e o bem-estar dos animais”, incentivando a adoção responsável, estimulando a esterilização como “forma de controlo da superpopulação” animal e colaborando com as autoridades locais para a aplicação da legislação em vigor na área.

A associação defende que é necessário proteger os animais em Mortágua e considerar os problemas que possam comprometer o seu bem-estar e o da população e a saúde pública.

“Chegou o momento de desenvolver um trabalho conjunto com as autoridades locais e os mortaguenses, pois só assim será possível salvar vidas e garantir que os animais recebem a proteção e os cuidados devidos e consagrados na lei”, sublinham os responsáveis.

Fonte: Jornal do Centro / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.