Foto: Pennsylvania SPCA

Criadores cruéis introduziram um cano na garganta de cães para impedi-los de latir

A organização Pennsylvania SPCA resgatou 15 cães da casa de um criador não licenciado em Quarryville, Pensilvânia, nos EUA, depois que a organização recebeu uma denúncia de que um cão na propriedade tinha sido “desvocalizado” recentemente. A SPCA removeu 10 filhotes e cinco cães adultos da propriedade, e o caso agora está sob investigação.

Desvocalização, outro termo para cordectomia, é um procedimento cirúrgico onde o tecido é removido das cordas vocais de um cão para reduzir de forma permanente o volume do latido. Essa prática cruel é proibida no estado da Pensilvânia, a não ser que o procedimento seja feito por um veterinário licenciado usando anestesia.

Os agentes da Polícia Humanitária da SPCA da Pensilvânia (PSPCA) conseguiram resgatar três Doberman Pinschers, uma Pastora Alemã prenhe e um Husky, reporta o jornal Philly Voice. Eles também salvaram sete Doberman Pinschers de quatro semanas de idade, dois de seis semanas de idade e um Husky de três meses. A Husky fêmea adulta foi desvocalizada e dois outros cães tinham passado pelo procedimento em algum momento no passado. Conforme a PSPCA compartilhou, a desvocalização neste caso foi feita “pela introdução de um objeto como um cano na garganta, múltiplas vezes, para danificar as cordas vocais”.

“A forma pela qual estes cães foram desvocalizados é preocupante em muitos níveis, e não menos importante é que isto é ilegal”, Nicole Wilson, diretora da Polícia Humanitária da PSPCA, disse em uma declaração. “Estes animais foram desvocalizados porque eram um incômodo, e a forma desumana como esse ato foi feito pode acarretar uma acusação criminal. Continuaremos com nossa investigação e pressionaremos o máximo que a lei permitir num esforço de garantir que isto nunca mais aconteça novamente”.

Todos os animais resgatados da propriedade estão agora sob custódia da PSPCA, e os filhotes estão em um lar temporário. Os cães estão recebendo todos os cuidados veterinários que precisam e logo serão colocados para adoção.

Infelizmente, este é outro exemplo que ilustra porque é tão importante adotar animais ao invés de comprá-los de um criador, responsável ou não. Há milhões de cães saudáveis esperando por um lar em abrigos, e não há  absolutamente nenhuma justificativa para reproduzir mais cães “de raça” para compra.

A investigação do criador está em andamento e as acusações estão pendentes. Qualquer pessoa com qualquer informação sobre este ou outros casos de crueldade animal deve ligar para a Linha de Crueldade da SPCA da Pensilvânia. As denúncias podem ser anônimas. Você também pode fazer uma doação para o Bengal Fund para ajudar mais resgates como este a se tornarem realidade!

Por Aleksandra Pajda / Tradução de Alice Wehrle Gomide

Fonte: One Green Planet 

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.