Denúncia na internet gera busca por cachorro maltratado em Arapiraca, AL

Denúncia na internet gera busca por cachorro maltratado em Arapiraca, AL
Cachorro abandonado estaria há dois dias sem água e sem comida. Foto: Reprodução/WhatsApp

Uma servidora pública ficou indignada ao ver um cachorro amarrado e abandonado em um terreno baldio nas imediações do Lago da Perucaba, em Arapiraca, no Agreste de Alagoas e nesta quarta-feira (12) a foto do animal passou a circular nos aplicativos de mensagens.

De acordo com a denúncia, o animal estaria preso no local há pelo menos dois dias, sem água e sem comida, debaixo de chuva e sol.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade foi acionado. A assessoria da Prefeitura de Arapiraca informou que, a partir da notificação de que um cachorro estaria amarrado em uma cerca no Lago da Perucaba, no bairro Zélia Barbosa Rocha, foi encaminhada de imediato uma equipe do CCZ para o local.

Foram realizadas buscas na área e nas imediações, mas nenhum animal foi encontrado, segundo o coordenador do CCZ, Emanuel Cardoso.

Abandono é crime

Abandonar animais em locais públicos é crime e o responsável pode ser preso, receber multa e perder a guarda do animal, de acordo as leis vigentes.

Os principais motivos do abandono de animais são: rejeição à fêmea com cria de filhotes ou àqueles que ficam velhos ou doentes; proprietários que viajam ou mudam de residência e deixam seu pet para trás; cão que cresce e fica com porte muito grande ou torna-se barulhento (latidos) ou fica feroz; dificuldade de convívio pela presença de crianças no lar; alergia a pelos, entre outras causas.

Por isso é importante que o indivíduo tenha a consciência de que ao adquirir um animal de estimação.

Por Thayanne Magalhães

Fonte: OP9

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.