Deputada revela que rinhas de galo ainda ocorrem no interior do RS

Deputada revela que rinhas de galo ainda ocorrem no interior do RS
Deputada Regina Becker Fortunatti trouxe dados sobre apreensão de galos de briga no interior. (Foto: Marcelo Bertani / Divulgação / AL-RS)

Uma ação conjunta realizada pelo Ministério Público, Polícia Civil e Brigada Militar na região de Palmeira das Missões contra as rinhas de galo levou à apreensão de quase uma centena de aves. O fato, trazido pela deputada Regina Becker Fortunatti (Rede) a público, revela que, surpreendentemente, a atividade ainda é intensa em algumas regiões do Estado. Na ocasião, foram apreendidos 88 galos de raça e um número grande de autoridades estariam envolvidas, segundo a deputada. Ao levar o caso à tribuna da Assembleia gaúcha, a deputada revelou que recebeu uma ligação “estranha” denunciando que os galos apreendidos estariam sofrendo maus tratos, mas que isso não era verdade. O que aconteceu, segundo ela, é que havia forte pressão para que os animais, que valem cada um entre 30 mil e 100 mil reais, fossem devolvidos aos tutores.

Fortalecido pelo STF, governo vai acelerar extinção de empresas

O governo do Estado planeja acelerar ainda este mês o cronograma de extinção das empresas cujas propostas foram aprovadas pelo Legislativo e transformadas em lei. Nas entrevistas que concedeu ontem, o Chefe da Casa Civil do governo gaúcho, Fábio Branco, foi claro: fortalecido pela liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, que autoriza a extinção de seis fundações públicas, uma companhia e uma autarquia estadual sem a necessidade de negociação prévia com servidores exonerados, o governo vai iniciar o processo pela Corag, a Companhia Rio Grandense de Artes Gráficas, que edita o Diário Oficial do Estado.

Medida afeta leite longa vida no RS

Partiu do gabinete do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, a determinação para que seja intensificada a fiscalização sobre a reidratação de leite em pó para a produção do tipo longa vida (UHT) em qualquer região do País conforme determina o Riispoa (Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal). No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a reidratação para produção de leite pasteurizado, conforme a portaria, não pode ocorrer entre os meses de outubro a janeiro – período de safra na região.

Causa e consequência

O aguaceiro que inundou ontem vários municípios da Região Metropolitana trouxe mais uma vez à tona uma realidade: A má educação dos cidadãos, que jogam todo tipo de lixo nas ruas, obstruindo saídas para escoamento das chuvas. E ao mesmo tempo, a cobrança de solução rápida aos órgãos públicos para as consequências dessa atitude.

Estado não terá feriadão

Uma sequência de mensagens falsas que circularam nas redes sociais, levou o governo do Estado a esclarecer ontem que a próxima sexta-feira não será ponto facultativo para os servidores estaduais. Dessa forma, sem feriadão, todos os órgãos ligados ao Estado devem retomar suas rotinas de trabalho normalmente após o feriado desta quinta-feira.

Por Flávio Pereira

Fonte: O Sul


Nota do Olhar Animal: As rinhas ocorrem em todos os estados brasileiros e com uma frequência espantosa. É uma das formas de abuso e maus-tratos contra animais mais comuns e mais noticiadas aqui, pelo Olhar Animal.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *