Moradores suspeitam que animais foram envenenados (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Dezenas de animais aparecem mortos e moradores suspeitam de envenenamento em Palmas, TO

Cães e gatos estão aparecendo mortos na quadra 404 Norte, em Palmas. Os moradores suspeitam que os bichos estejam sendo envenenados.

VÍDEO: Moradores desconfiam que gatos e cães estão sendo envenenados em quadras de Palmas

Na casa da aposentada Maria de Lourdes, dois cachorros dela morreram de forma repentina nos últimos 30 dias. Ela desconfia que tenham sido envenenados. Nesta quarta-feira (14), um deles chegou a passar mal, mas foi socorrido a tempo.

“Ele estava andando aqui na sala e de repente não andou mais. Daí levamos ele correndo para o veterinário”, conta.

Além dos animais dela, dezenas de gatos foram encontrados mortos na mesma rua e nos telhados de algumas casas. Três deles, no quintal do construtor Antônio de Sousa. “Parece que alguém está colocando veneno para matar”, diz ele.

Outro animal morto foi o da dona de casa Lucilene Andrade. Ela pegou o gato da rua e criou por 7 anos. “Tem morrido muitos. Infelizmente o meu também foi assassinato. Lá em casa todo mundo amava meu gato”, lamenta.

Salivação excessiva, convulsão, tremores musculares e dilatação de pupila são sintomas de envenenamento, segundo o veterinário Daniel Ferreira. Ele orienta o que fazer quando o animal estiver passando mal. “Nada de leite ou mel porque pode complicar o atendimento na hora de salvar o animal”, afirma.

Envenenar animais é crime previsto por lei. Quem maltrata bichos está sujeito a detenção de três meses a 1 ano. Para denunciar basta ligar no 153.

“Muitas vezes os vizinhos sabem quem é, mas têm medo de denunciar. É um crime, uma morte dolorosa e a pessoa fica impune”, diz a diretora ONG Adota Palmas, Vaniele Paiva.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.