Dia Nacional dos Animais tem ação contra maus-tratos em Teresina, PI

A campanha "Animais - eu amo, cuido e protejo" realizou a mobilização no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Pires de Castro e foi organizada pela Fundação Verde Herbert Daniel.

175
Foto: Felipe Pereira
Foto: Felipe Pereira

Em homenagem ao Dia Nacional de Proteção aos Animais, comemorado nesta quarta-feira (14), ativistas distribuíram material informativo com o objetivo de chamar a atenção da população quanto aos inúmeros casos de agressão e abandono de animais domésticos.

A campanha “Animais – eu amo, cuido e protejo” realizou a mobilização no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Pires de Castro e foi organizada pela Fundação Verde Herbert Daniel.

Foto: Felipe Pereira
Foto: Felipe Pereira

“Queremos conscientizar a população de que os animais são seres sencientes, que sentem dor, medo, frio, fome e necessidade de afeto. Eles não são coisas, não são objetivos, mas seres vivos que têm necessidades de amor e carinho”, comenta vereadora de Teresina, Teresa Britto (PV), que é membro da Fundação Verde Herbert Daniel.

Dia Nacional dos Animais

Instituído como o Dia Nacional dos Animais, 14 de março foi criado para conscientizar as pessoas sobre necessidades e direitos dos animais, a importância que têm na vida de todos e como ajudam na melhoria da qualidade de vida dos humanos.

Segundo o art. 32 da Lei Federal 9.605/98, maltratar animais é crime. O maltrato de animais compreende em bater, manter em cativeiro animais silvestres, prender o dia todo animais domésticos, não tratar os doentes, submetê-los a trabalho forçado, deixar sem água, comida e abrigo e abandonar animais domésticos.

No entanto, embora seja considerado crime, não há como obrigar o tutor a ficar com o animal abandonado e, se responder pela acusação, poderá, no máximo, pagar penas alternativas.

Veja o Vídeo:

Fonte: TV Cajuína

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.