Dieta abolicionista vegana

Por Sônia T. Felipe

No Brasil, plantando-se, praticamente, qualquer alimento, dá!

Não temos neve 8, 10 ou 12 meses por ano. Não temos chuvas o ano todo. Não temos seca o ano todo, como a têm os países desérticos. Temos sol, água e solo fértil. Pelo menos aquele no qual ainda não foram aplicados os biocidas que prometem proteger as plantações e acabam por envenenar o planeta e a saúde de todos os seres.

Então, o povo brasileiro bem que poderia dar um exemplo dietético e moral ao resto do mundo, adotando a dieta abolicionista vegana.

Comer alimentos fotossintetizados pelas plantas é o mesmo que comer a luz solar em todo seu prisma. Saúde física e mental. Sair da dieta merreca fixada em dois ou três alimentos animalizados e substituir definitivamente esses alimentos por alimentos vivos, essa é a proposta dietética ética que todos deveriam encarar.

Medo de ficar doente por falta de proteínas animalizadas? Só se houver descuido e nenhuma ingestão de leguminosas e carboidratos integrais, leguminosas e sementes. Ou se houver descuido com a vitamina B12, tão essencial para a saúde mental e neurológica quanto os demais nutrientes, como os ácidos graxos essenciais (ômega-3).

Pesquisas antigas apontam o risco da dieta sem carnes como perigosa para a saúde humana. Esse risco de fato existia quando os médicos mal conheciam a função da vitamina B12. Hoje, com o estudo sério de médicos que atendem pacientes que escolheram viver veganamente (Dr. Eric Slywitch no Brasil, Dr. Caldwell Esselstyn, Dr. John McDougall, Dr. Thomas Campbell e Colin Campbell, nos Estados Unidos), sabemos que a reposição da B12 é essencial para a saúde mental.

Somente os galactômanos podem ainda ter a ilusão de que, por ingerirem leite e laticínios, embora já não ingiram carnes e ovos, estariam com os níveis de B12 garantidos. Mas os veganos, que estão cientes de que em seus alimentos não há como acessar a B12 em quantidade suficiente para atender a demanda da área neuromental, repõem essa vitamina com eficiência, tornando sua dieta vegana uma dieta mais eficiente do que a lactovegetariana, pela ilusão que os lactovegetarianos podem ainda ter de que recebem suficiente quantidade da B12 pelos laticínios.

Não sabemos quantas brasileiras e quantos brasileiros são veganos. Seria muito bom se o IBGE, no próximo censo, incluísse uma pergunta sobre a dieta do povo brasileiro, deixando bem claras as distinções entre a dieta vegana, a ovo-lacto-vegetariana e a onívora galacto-carnista.

Com base no censo populacional dietético, poderíamos fomentar políticas públicas de conscientização da população escolar sobre a importância de abolir da dieta os produtos animalizados, para dar paz aos animais, aliviar o planeta da exaustão à qual o condenamos nos últimos trinta anos, e devolver a saúde ao próprio corpo.

Por outro lado, adotando a dieta abolicionista vegana, economizaríamos grãos, cereais e forragens cultivados ao redor do planeta para alimentar os animais mortos para bifes e explorados para extração de leite e coleta de ovos.

Para cada 100 g de proteína vegetal dada às vacas, elas devolvem apenas 22 g de proteína no leite. Para cada 100 g de proteína vegetal dada aos bois destinados ao abate, eles devolvem apenas 4 g de proteína na carne. Essa é uma inversão proteica de grande monta, que leva ao cultivo e abate de grãos e cereais para que sejam digeridos pelo sistema digestório bovino e sejam queimados no próprio processo digestório, restando pouco da proteína total ingerida nos produtos animalizados destinados ao consumo humano. Um luxo. Um desperdício.


{article 105}{text}{/article}

Olhar Animal – www.olharanimal.org


Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *