Doce de leite (feito com leite de coco)

1413

Ingredientes

  • 1 litro de leite de coco industrializado ou caseiro (se for utilizar o caseiro, ele deve estar bem concentrado);
  • 1 xícara de açúcar demerara;
  • 1 pitada generosa de sal;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha.

Preparo

Coloque o leite de coco em uma panela e leve ao fogo para aquecer. Enquanto isso, derreta o açúcar em outra panela em fogo baixo, mexendo com uma espátula de silicone até virar uma calda/caramelo. O fogo deve estar sempre baixo para o açúcar não queimar.

Em seguida, adicione aos poucos o leite de coco aquecido (se ele estiver frio vai endurecer o açúcar) na panela contendo o caramelo. Primeiro, coloque apenas uma xícara do leite de coco e mexa bem (coloque devagar, pois vai fazer muita espuma). Depois, adicione o restante aos poucos, enquanto mexe com a espátula de silicone. Deixe a mistura em fogo médio, mexendo de vez em quando, até reduzir mais ou menos pela metade e ficar com uma consistência cremosa. Isso vai durar cerca de 30-40 minutos.

Desligue o fogo, adicione o sal e a baunilha e misture bem com um fuê. Coloque o doce de leite em um recipiente, deixe esfriar completamente e depois leve à geladeira por algumas horas (você pode deixar de um dia para o outro). Ele vai engrossar e vai ficar com a consistência e com a cor do doce de leite tradicional. Esta receita rende cerca de 500g.

Quando ainda quente, o doce de leite tem uma coloração escura e uma consistência cremosa, mas depois de ficar de um dia para o outro na geladeira, ele ficará com uma coloração mais clara e com a consistência pastosa.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.