Documentário ‘A Ilha dos Gatos’ será exibido em evento sobre controle de gatos de vida livre em SP

Documentário ‘A Ilha dos Gatos’ será exibido em evento sobre controle de gatos de vida livre em SP

O filme do diretor mineiro Diego Lara que conta a história da 4ª Expedição do Projeto Veterinários na Estrada para a Ilha dos Gatos em Mangaratiba (RJ) tem estreia marcada durante o 2º Seminário Brasileiro de CED, que acontecerá no dia 06 de julho, no auditório do Shopping Market Place, na cidade de São Paulo.

A iniciativa para a realização do 2º Seminário Brasileiro de CED (A cultura de CED, o controle ético de cães e gatos e a biodiversidade) é da ONG Ampara Animal, que convidou Eduardo Pedroso, da ONG Bicho Brother (especializada em controle ético de gatos de vida livre), para fazer a pesquisa e a reunião de profissionais que vão explicar conceitos e procedimentos do método CED (Captura, Esterilização e Devolução) e também expor e debater sobre a delicada relação entre animais domésticos e a fauna silvestre brasileira.

Sobre o filme, um média-metragem, foi rodado em outubro de 2018 na Baía de Sepetiba (RJ), local que mescla vida selvagem e degradação ambiental, e mostra o trabalho de um grupo de ambientalistas que tenta controlar a ação de gatos domésticos que predam aves silvestres em uma ilha. Os ambientalistas montaram um hospital de campanha e aplicaram o método CED na tentativa de reduzir a extensão do problema.

Eduardo Pedroso, que dirige o seminário e tomou parte na expedição lembra que “durante os trabalhos comandados pela Dra. Amélia Oliveira pude experimentar capturar gatos asselvajados longe das zonas urbanas, em um lugar que ainda guarda parte de seu estado selvagem, apesar da forte ação antrópica. Nesse local os gatos assumiram estado selvagem e predam outros animais e são predados também, como acontece em relação ao lagarto teyu, outro animal exótico invasor que coloca em risco a existência da fauna silvestre brasileira”.

A exibição do filme ilustrará o evento da Ampara Animal, que terá a participação de profissionais ligados ao controle ético de animais domésticos, como a Dra. Fernanda Conde, que vai dissertar sobre castração pediátrica de cães e gatos e seus tabus na sociedade. Também a Dra. Thamires Sigarini estará presente e sua palestra vai demonstrar a importância da castração minimamente invasiva (CMI) no protocolo de CED. O seminário contará também com a presença da Dra. Andrea Bassi, chefe do Setor de Animais Domésticos da Divisão de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura de São Paulo (antigo CCZ-SP), que abordará a rotina de controle de animais de rua que o órgão público promove na capital paulista. O time de palestrantes terá ainda a presença de Tatiana Sales, idealizadora da ONG Confraria dos Miados e Latinos, que utilizará sua formação de historiadora para contar a história do método CED no Brasil, e do Dr. Bruno Marques, professor do Centro Universitário UNINTA (Sobral-CE), que desenvolve, junto do ICMBio e outras entidades, trabalho de conservação da fauna silvestre e controle de espécies exóticas e invasoras no Parque Nacional de Jericoacoara (CE), com especial atenção para os cães e gatos da região.

Serviço

2º Seminário Brasileiro de CED (A cultura de CED, o controle ético de cães e gatos e a biodiversidade)
06 de julho de 2019
Shopping Market Place
Inscrições e informações: [email protected]

Fonte: Olhar Animal

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.