Dois golfinhos com barbatana cortada deram à costa na Praia de Santa Cruz em Torres Vedras, Portugal

Dois golfinhos com barbatana cortada deram à costa na Praia de Santa Cruz, em Torres Vedras, Portugal

Dois golfinhos deram à costa nas praias de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, com a barbatana cortada. O alerta foi dado no sábado e os corpos dos animais foram retirados esta segunda-feira da praia do Mirante e da Mexilhoeira pela câmara municipal, confirma ao PÚBLICO o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, Fernando Fonseca.

Segundo o Jornal de Mafra, em Janeiro foram também encontrados três golfinhos com a barbatana cortada na praia de Santa Rita, em Santa Cruz.

Ainda não é possível determinar a causa deste fenómeno, mas há suspeitas. “Muitas vezes, os animais são apanhados nas redes dos pescadores, ficam presos e acabam por morrer, porque param de nadar. Quando os pescadores apanham os animais nas redes, ou cortam as redes ou cortam as barbatanas para os conseguir tirar. Achamos que eles optam por cortar a barbatana porque assim evitam cortar as redes [e perder todos os peixes]”, explica Fernando Fonseca.

Numa situação destas, o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional diz ser preferível os pescadores ficarem com os animais a bordo e não “lançá-los à água”, o que acaba por os arrastar até à areia.

Santa Cruz é uma localidade piscatória nas freguesias de Silveira e A dos Cunhados, no concelho de Torres Vedras.

Praia do Mirante 17/03/2019Barbatana caudal cortada

Publicado por Catarina Gaia em Domingo, 17 de março de 2019

Fonte: Público / mantida a grafia lusitana original

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.