Elefante ‘de celebridades’ explorado em filmes mata tutor na Tailândia

Elefante ‘de celebridades’ explorado em filmes mata tutor na Tailândia

Um elefante que estrelou filmes e propagandas esmagou seu tutor à morte na Tailândia, disseram autoridades do zoológico nesta terça-feira, iniciando um novo debate sobre a indústria do turismo animal do Reino.

O acidente ocorreu segunda-feira de manhã na cidade do norte de Chiang Mai, logo após o proprietário Somsak Riengngen desencadear o elefante Ekasit de cinco toneladas. Com um mahout ou manipulador nas costas, Ekasit deu alguns passos antes de reverter o curso e atacar Somsak, de 54 anos, que estava no chão.

“O elefante de repente virou-se e usou seu baú para pegar a vítima. Então o elefante usou seu baú para esmagá-lo”, disse Wuthichai Muangman, diretor interino do Zoológico de Chiang Mai, à AFP.

Wuthichai, que descreveu Somsak como um “especialista em elefantes”, disse que o animal de 32 anos estava em musto – um estado de alta agressão acompanhado de uma onda hormonal – quando o acidente aconteceu.

Ekasit, que, segundo um funcionário do zoológico, apareceu em filmes tailandeses e estrangeiros, bem como em várias propagandas de televisão, estava temporariamente hospedado no zoológico sob um contrato que expira em abril.

O elefante é mais conhecido por aparecer na série de filmes de artes marciais tailandesas “Ong Bak”.

A Tailândia é notória por seu comércio de elefantes de turismo que vê os animais se apresentando em circos, dando passeios ou contratados para outras formas de entretenimento.

Um relatório de julho da World Animal Protection descobriu que duas vezes mais elefantes são empurrados para a indústria turística da Tailândia, enquanto o resto da Ásia é combinado, com a maioria mantida em “condições severamente inadequadas”.

Dos 2.923 elefantes documentados como trabalhando no comércio de turismo da Ásia, 2.198 estavam na Tailândia.

Wuthichai disse que o jardim zoológico de Chiang Mai não possui shows de elefantes, mas permite que os turistas alimentem os animais.

O grupo de campanha dos direitos dos animais, PETA, disse que enquanto a morte do tutor era uma tragédia, ele ilustrava as consequências potencialmente violentas de manter os elefantes confinados.

“Não é de admirar que alguns desses animais gentis acabem se alimentando e lutando depois de serem acorrentados, enquanto confinados a pequenos recintos que são uma fração do tamanho de seus habitats?” disse em um comunicado.

Por David Santos

Fonte: Folha de Goiás


Nota do Olhar Animal: Ontem publicamos sobre o salvamento de um filhote de elefante resgatado de um buraco e o comportamento aparentemente de agradecimento dos elefantes adultos aos humanos que o salvaram. Da mesma forma, um elefante que sofre toda forma de abuso e possivelmente de maus-tratos em seu confinamento e adestramento, natural que reaja a isto em algum momento.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *