Engenheiro cria equipamentos para animais com deficiência física e visual

Engenheiro cria equipamentos para animais com deficiência física e visual
Ricardo produz cadeiras de rodas para animais com deficiência (Foto: Divulgação)

Há 20 anos, o engenheiro aposentado Ricardo Bastos, de 69 anos, resolveu dedicar seu tempo para fabricar equipamentos para animais deficientes físicos e visuais. São cadeiras de rodas para animais tetraplégicos e paraplégicos, órteses, próteses e colar cervical. Ricardo, que é morador do Anil, na Zona Oeste do Rio, se tornou referência no Brasil na confecção das peças, que devolve aos animais portadores de necessidades especiais a chance de se locomover.

Ricardo relembra que admirava o amor de Chico Xavier pelos animais e essa aproximação fez despertar nele também essa dedicação. Hoje, ele tem 12 cachorros, cinco gatos e ajuda animais de rua. Em 1997, quando realizava um trabalho na rua, Ricardo viu uma senhora arrastando um cachorro pela coleira. Com pena da situação do animal, ele se ofereceu para pagar os cuidados com ele no veterinário.

A senhora disse ao engenheiro que, na verdade, se tratava de uma paraplegia e foi quando Ricardo, sensibilizado, resolveu fazer uma cadeira de rodas para o animal. O feito deu tão certo que, com o passar dos anos, ele foi se aperfeiçoando e a madeira usada na primeira peça deu lugar ao alumínio e metalon, que deixaram a cadeira mais leves.

Ricardo, que até então só fabricava cadeiras, foi vítima do destino e, há alguns anos, ao se distrair, acabou cortando dois dedos no seu maquinário. Após a realização da cirurgia, ele não conseguiu reconstruir parte de um dos dedos e soube “na pele”, o quanto ruim era ficar sem um dos membros. Foi então que ele resolveu se dedicar também à criação de órteses e próteses. Grande parte das obras é doada aos donos de animais. Ele pede apenas ajuda para aquisição dos materiais.

Quem quiser conhecer mais o trabalho de Ricardo Bastos pode visitar a página: https://www.facebook.com/ricardo.bastos.77.

Fonte: O São Gonçalo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *