Entenda as formas de prevenção e tratamento da cinomose em cães

Entenda as formas de prevenção e tratamento da cinomose em cães
Doença é causada por um vírus e atinge os cachorros — Foto: Arquivo pessoal/Ângela Batista

O verão está quase acabando e o outono se aproxima. Depois, vem o inverno e todos os cuidados com a saúde dos animais devem ser redobrados durante este período do ano em que as temperaturas são um pouco mais baixas. Assim como os humanos, os animais de estimação também precisam de uma atenção maior do tutor para ficarem livres de algumas doenças, como a cinomose.

A cinomose é uma doença grave causada pelo vírus da família Paramyxovirus que atinge somente cães, e muitas vezes pode ser fatal. A falta de vacinação dos filhotes e a desatualização de vacinas dos cães adultos são os principais fatores de contaminação.

“A doença atinge principalmente animais de seis meses pra cima, mas pode acontecer em cães de todas as idades. Ela começa com uma conjuntivite, uma gripe, que as vezes até melhora, e o tutor tem a impressão que o animal sarou e uma semana depois começa com o quadro neurológico”, explicou o veterinário Rômulo Edgard.

Segundo ele, a doença prejudica os movimentos quando afeta o sistema neurológico. “O animal começa com mioclonia, que são contrações involuntárias – puxando a perninha, às vezes a musculatura do alto da cabeça – e, com o aumento, o cão começa a desenvolver paralisia. Isso porque o vírus já atingiu o cérebro, provocando um quadro de meningite ou encefalite. Aí o animalzinho evolui para um quadro de paralisia total, podendo levar a óbito ou até mesmo ter que sacrificar”.

Transmissão e tratamento

A transmissão pode ocorrer através da secreção dos olhos, nariz ou pela urina. Segundo o veterinário, o período chuvoso também contribui para a disseminação da doença. “Em semanas que o surto tá maior, a gente chega a atender três a quatro casos por dia. O vírus tende a espalhar com a chuva e atualmente os casos têm diminuído porque o tempo está mais seco”. Ele explicou que em 90% dos atendimentos os animais estão com a vacinação desatualizada.

Valentino teve a doença no ano passado e foi curado — Foto: Carolina Vasconcelos/ Arquivo pessoal
Valentino teve a doença no ano passado e foi curado — Foto: Carolina Vasconcelos/ Arquivo pessoal

A estudante Carolina Vasconcelos Paiva é tutora do cãozinho Valentino, que teve a doença em junho do ano passado e foi curado. “Eu fui levá-lo para tomar uma vacina e a veterinária me disse que ele estava muito quente e também continha secreção ocular e nasal, além de dificuldade para respirar. Aí marquei uma consulta com o médico que fez o teste e tivemos a certeza que ele realmente tinha a cinomose”, revela.

O veterinário disse que é importante o diagnostico nas fases iniciais, como foi o caso do cãozinho Valentino. “Como é transmitida por vírus, nós não temos remédios que atacam diretamente o vírus. Antibióticos atuam contra bactérias. Nós usamos antibióticos durante o tratamento da cinomose para prevenir infecções secundárias. Usamos vitaminas, imunoestimulantes e, também, alguns antivirais. A ribavirina ajuda a diminuir a atividade do vírus, mas o tratamento não é muito eficiente, principalmente se a doença tiver mais avançada, que é a neurológica”, disse o veterinário.

Segundo ele, com o tratamento o vírus é eliminado, mas na maioria das vezes pode deixar sequelas. Então é importante que o tutor mantenha o cartão de vacina do animal sempre atualizado.

Fonte: É O BICHO / G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.