Estudantes projetam e executam casinhas de cachorro que serão doadas para ONG dos animais de Joaçaba, SC

5961
Estudantes projetam e executam casinhas de cachorro que serão doadas para ONG dos animais de Joaçaba, SC
Foram executadas sete casinhas de cachorro para doação

A 1ª fase do curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba participou do projeto de extensão “Construindo lares para animais carentes”. A atividade, que integra a disciplina “Introdução à Engenharia Civil”, contou com a participação de 44 acadêmicos, divididos em sete grupos para a execução do projeto. Posteriormente, as setes casinhas para cachorro serão doadas à ONG Voluntários Amigos dos Animais, de Joaçaba.

Cada grupo desenvolveu uma casinha para cachorro e utilizou madeiras e telhas de reuso na construção. A professora Jhulis Marina Carelli explica que os estudantes receberam um desenho-modelo, para que as dimensões das casinhas fossem padronizadas. Também foram orientados a montar um “projeto”, distribuir as funções dentro do grupo e tomar cuidado para criar uma estrutura estável e não muito pesada, utilizando a criatividade nos acabamentos.

— Agradeço a professora Dayse Barbieri, voluntária da ONG, que forneceu todo o suporte para que pudéssemos construir as casinhas, de acordo com o que havia necessidade, além de trazer o material de doação e fazer esse belo trabalho junto com os demais voluntários — reconheceu Jhulis Carelli.

A professora Jhulis também ressaltou o empenho demostrado pelos acadêmicos, que foram várias vezes ao Laboratório de Engenharia Civil, onde produziram as casinhas, sempre animados em obter o melhor resultado final. Os estudantes foram auxiliados pelos estagiários e pelo técnico do laboratório para a execução de serviços mais críticos, como o corte das madeira e perfuração das telhas. Eles fizeram uma apresentação final do produto, justificando os materiais de acabamento que utilizaram e, também, as dificuldades encontradas. Alguns grupos fizeram roupinhas e almofadas para deixar a casinha ainda mais aconchegante.

— Além de desenvolver o senso crítico dos acadêmicos sobre a importância do uso de bons materiais e boas práticas na construção de um produto final, a atividade estimulou a busca por soluções aplicáveis à realidade encontrada. O projeto de extensão evidenciou a importância do trabalho voluntário e permitiu o envolvimento do trabalho em equipe e, principalmente, a aplicação de conhecimentos — acrescentou Carelli.

A estudante Marina Chiamulera também afirmou que durante a atividade aprendeu a trabalhar em equipe e a utilizar o material disponível no processo de construção da casinha.

— O que mais nos preocupou foi a colocação das telhas de fibrocimento, pois qualquer espaço entre elas poderia molhar o cachorro quando chovesse — comentou Marina.

Ela conta que o grupo escolheu como acabamento pintar de tinta branca o interior e as telhas de fibrocimento. E, para deixá-la mais bonita, esteticamente, pintaram patinhas ao redor da casinha, e fizeram o desenho de um osso, com tinta em spray preta, na parte da frente.

GALERIA DE FOTOS

Acadêmicos durante execução do projeto
Casinha desenvolvida pelo grupo da Marina Chiamulera
Realizar o acabamento também fez parte da atividade

Por Dhébora Santiago

Fonte: Unoesc

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.