Estudo mostra que cachorros são tão inteligentes quanto bebês de 5 meses

Por Gustavo Paiva

Um estudo feito na Itália, pela Universidade de Milão, mostrou que cachorros domésticos possuem habilidades semelhantes a um bebê de 5 meses de idade.

Durante seu desenvolvimento, o bebê aprende a observar as ações das pessoas com quem convive. Os resultados da pesquisa mostra que os cães, assim como as crianças, conseguem reconhecer comportamentos direcionados a objetivos. Ou seja, eles sabem onde olhar e como responder às pessoas quando algo importante irá acontecer.

Até agora, achava-se que essa habilidade fosse exclusiva a humanos e outros primatas. Os autores do estudo fizeram testes com 50 animais. Eles eram colocados em um quarto com um pesquisador que interagia com dois objetos, um globo e um regador de plantas.

Primeiro o cão observava a pessoa interagir com o globo. Depois os objetos eram trocados de lugar, e o animal observava novamente o pesquisador interagir com o mesmo objeto, em outro lugar. Quando a pessoa começava a interagir com o regador, o cão também mudava sua atenção para o novo objeto.

Como crianças, os cachorros passam mais tempo observando as pessoas do que observando o lugar aonde estava olhando primeiro. “Os resultados forneceram a primeira evidência de uma espécia não-primata que pode perceber a ação de outro indivíduo como direcionada a um objetivo”, disseram os pesquisadores.

Fonte: Diário da Manhã

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.