Capivaras são muito populares entre os moradores de Palmas (Foto: Clóvis Cruvinel/Divulgação)

Estudo vai mapear número de capivaras em áreas verdes de Palmas, TO

Um estudo vai mapear a quantidade de capivaras que existem nas áreas verdes de Palmas. Os animais são muito populares entre os moradores que frequentam parques. A prefeitura informou que a pesquisa começa na segunda-feira (8) e será feita, inicialmente, às margens do Córrego Brejo Comprido e no Parque Cesamar.

O objetivo, ainda de acordo com a prefeitura, é ajudar na preservação da espécie e no controle de doenças. Como na área urbana não há predadores naturais para as capivaras existe o risco de superpopulação. O trabalho será desenvolvido pela empresa Ecotins Engenharia Consultiva, que venceu uma licitação para fazer a pesquisa.

O estudo terá três etapas: o reconhecimento de área, a elaboração do mapa de vestígios e a contagem dos animais. Pegadas e trilhas devem ajudar no diagnóstico. Os parques devem continuar funcionando normalmente enquanto o trabalho é realizado.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: É importante que protetores dos animais acompanhem de perto este mapeamento e os encaminhamentos. O precedente na Pampulha, em Belo Horizonte, preocupa bastante. Lá, retiraram os animais do entorno da lagoa e estes acabaram morrendo por falta de cuidados adequados, em um extermínio velado.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.