Evento proibido maltrata animais em Bragança Paulista, SP

Evento proibido maltrata animais em Bragança Paulista, SP

No último dia 10 de fevereiro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente constatou a realização de uma vaquejada na rodovia Municipal Aurélio Frias Fernandes no bairro Uberaba. Participavam cerca de 10 bovinos e 10 equinos, além disso, constatou-se que alguns animais estavam lesionados. Considerado crime ambiental, a vaquejada na qual dois vaqueiros montados a cavalo têm de derrubar um boi, puxando-o pelo rabo, é muito popular em algumas regiões do Brasil. No entanto passou a ser questionada a partir da década de 2010 por ativistas dos direitos dos animais em virtude dos possíveis maus-tratos aos bois.

No dia 11 de fevereiro, os representantes da SMMA retornaram ao local, acompanhados de um veterinário. Na ocasião, ficou constatado que 11 equinos sofreram lesões no focinho, devido às rédeas utilizadas para a prática desportiva em todos os animais. Em 6 deles foram identificadas marcas na parte inferior dianteira da barriga, resultantes do uso de esporas estreladas (pontiagudas).

Perante a constatação de crime ambiental decorrente de maus-tratos aos animais, o responsável foi notificado através do Auto de Infração Ambiental nº 463 a paralisar as atividades no local, bem como proibido de realizar eventos. Neste mesmo auto, ficou prevista a multa de R$ 500,00 por animal ferido.

Fonte: Correio de Atibaia

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.