Festival ridiculamente cruel onde chifres são postos em chamas está de volta. Vamos acabar com isso!

Festival ridiculamente cruel onde chifres são postos em chamas está de volta. Vamos acabar com isso!

Infelizmente, os touros continuam a ser vítimas de muitas “tradições” brutais, desumanas, e ultrapassadas, tanto nos EUA, como em outros países. Indiscutivelmente, uma das coisas mais horríveis a que estas gentis criaturas são submetidas é o evento “toros embolados” ou “correbous”.  Este “festival”, que acontece em muitas cidades do leste da Espanha, envolve atar tochas em chamas aos chifres de touros e então liberar os animais para correrem pelas ruas.

Como qualquer animal ou ser humano reagiria ao ter objetos em chamas amarrados às suas cabeças, os touros enlouquecem quando veem e sentem as tochas flamejantes em seus chifres.  Eles ficam extremamente estressados e, uma vez liberados, correm de forma selvagem e fazem de tudo para escapar da dor e do sofrimento que estão experimentando.

Antigamente, esta prática perturbadora resultava na morte do animal e de humanos.  Durante o evento em 2017, um dos touros bateu diretamente com a cabeça no poste a que estava amarrado e morreu na mesma hora, ao tentar se livrar do fogo em frente de seus olhos.

Outra morte sem sentido ocorreu apenas alguns dias atrás durante o festival toros embolados deste ano.  Desta vez, na cidade de Castellón, um touro com chifres flamejantes e que corria pelas ruas em pânico chifrou e matou um homem, tentando em desespero escapar do fogo.

À medida que incidentes lamentáveis como esses ocorreram várias vezes durante os festivais espanhóis, as pessoas começaram a perceber que este costume cruel e perigoso não tem mais lugar em nossa sociedade.  Logo, cidades como Valência tornaram a prática ilegal. No entanto, toros embolados continua a ser uma tradição celebrada em muitas regiões da Espanha, incluindo as Comunidades Autônomas de Valência e Catalunha.

Se você está indignado que este evento ameaçador para animais e humanos seja permitido em qualquer lugar atualmente, assine esta petição no site Care2 para exigir que os governos das regiões onde o correbous ainda é praticado proíbam de imediato esta tradição antiquada.

Precisamos de toda a ajuda para atingir a meta da petição o mais breve possível, antes que mais touros ou pessoas sofram como resultado deste evento cruel!

Por  Estelle Rayburn / Tradução de Sônia Zainko

Fonte: One Green Planet

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.