Filhote de baleia-jubarte é achado morto em praia de Arembepe, na Bahia

Filhote de baleia-jubarte é achado morto em praia de Arembepe, na Bahia
Filhote de baleia jubarte foi encontrado morto em praia de Arembepe, neste domingo (13) (Foto: Defesa Civil de Camaçari/ Divulgação)

Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto na praia do Piruí, em Arembepe, no Litoral Norte da Bahia, neste domingo (13). O local fica em Camaçari, região metropolitana de Salvador. De acordo com a Defesa Civil da cidade, a baleia encalhou e morreu.

O animal, conforme a Defesa Civil, tem três metros de comprimento e pesa cerca de duas toneladas. Uma equipe do órgão começou a fazer a retirada do animal neste domingo e deve terminar o serviço na segunda-feira (14).

Essa é a segunda baleia jubarte achada morta esse ano em Camaçari. A primeira foi encontrada na praia de Itacimirim, no dia 2 de agosto.

Conforme levantamento do Instituto Baleia Jubarte na Bahia, divulgado no dia 3 de agosto, 14 baleias já foram encontradas mortas no litoral do estado esse ano.Ainda conforme o instituto, o inverno no estado está mais rigoroso e o mar agitado tem feito as baleias encalharem.

Esses casos são comuns no litoral brasileiro entre julho e outubro, pois é a época em que as baleias costumam migrar das Ilhas Geórgia do Sul para o litoral sul da Bahia, em busca de água quente para reprodução.

Show das baleias

Em Praia do Forte, um dos principais destinos turísticos do Litoral Norte do estado, baianos e turistas têm sido surpreendidos com um show de saltos e cantos de baleias Jubarte. Nesse ano, a expectativa é de que 20 mil jubartes passem a temporada de reprodução no estado. A estimativa é a mesma do ano passado.

Segundo informações do Projeto Baleia Jubarte, os animais adultos podem pesar até 40 toneladas e medir 16 metros. As fêmeas não desgrudam dos bebês, que chegam a mamar 100 litros de leite por dia.

O coordenador do projeto Baleia Jubarte, Enrico Marcovaldi, diz que uma característica marcante nos machos é a ‘cantoria’. “Na sua área de reprodução, os machos, geralmente, cantam, literalmente, para atrair as fêmeas”.

A pesquisadora do Projeto, Luena Fernandes, ressalta uma curiosidade das fêmeas. “Eu, particularmente, gosto muito de ver a forma como as fêmeas protegem, cuidam dos seus filhotes”.

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Você altruisticamente AMA e RESPEITA os animais ou egoisticamente ama apenas o seu próprio sentimento de prazer de estar próximo deles? Saiba que ao participar de passeios de barco para avistamento você está PREJUDICANDO as baleias. Nas palavras do Procurador da República em Santa Catarina (onde a atividade está suspensa pela Justiça), o avistamento de baleias a partir de barcos “pode afetar as populações selvagens de três principais formas, causando efeitos adversos no comportamento, fisiologia ou afetando seu habitat. Indivíduos que estão sujeitos a perturbações permanecerão menos tempo alimentando-se ou descansando, e gastarão mais energia na partida desses locais, podendo mudar para áreas menos produtivas ou mais distantes.” Além disso, há o grande perigo de colisão das embarcações com as baleias. Não colabore com estas agressões, os animais não querem esta proximidade e interferência. Quer avistar baleias? Faça isso por terra. Assim, poderá visualizar esses magníficos seres sem lhes causar danos.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *