SC garopaba baleia 1 thumb

Filhote de baleia jubarte é encontrado morto e encalhado em praia de SC

Macho de quase 5 metros estava em avançado estado de decomposição. Pescadores encontraram o animal na divisa entre Paulo Lopes e Garopaba.

SC garopaba baleia 1

Um filhote de baleia da espécie jubarte foi encontrado encalhado e morto em uma praia de Paulo Lopes, na Grande Florianópolis. O animal de 4,9 metros de comprimento era um filhote macho e estava em avançado estado de decomposição.

Pescadores encontraram o animal na tarde de domingo (21) e acionaram a Polícia Ambiental e a equipe da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca que foram até o local na manhã de segunda-feira (22). O filhote macho estava próximo à praia da Gamboa, em Garopaba.

SC garopaba medebaleiaSegundo a APA, o encalhe dessa espécie de baleia não é comum na região. Elas migram da Antártida para o litoral do nordeste brasileiro durante o inverno e primavera para se reproduzir. 

De acordo com o prefeito de Paulo Lopes, máquinas e caminhões foram disponibilizados para a remoção do animal. Até a publicação desta matéria, a prefeitura aguardava orientação para a adequada destinação do mamífero.

Baleias francas avistadas

Enquanto a equipe da APA da Baleia Franca estava na praia onde o filhote de jubarte foi encontrado, seis grupos de baleias francas foram avistadas. Setembro é o mês de pico de ocorrência das baleias franca no sul do Brasil. A maior concentração é no Litoral Sul de Santa Catarina.

A APA da Baleia Franca alerta para que quando animais desse tipo forem encontrados fora dá água a equipe e a Polícia Ambiental devem ser acionadas. Não é recomentado tentar devolver o animal para a água e nem se aproximar da cauda, pois eles são grandes e podem ferir quem se aproxima. Obtenha fotografias do animal, possibilitando a identificação da espécie e documentação do caso.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.