Filhote de baleia jubarte morto foi achado por banhistas em praia de Natal (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)

Filhote de baleia-jubarte é encontrado morto em praia de Natal, RN

Um filhote de baleia-jubarte foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (15) na praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal. O mamífero foi achado por banhistas e estava em avançado estado de decomposição. Após análise biológica feita pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB), a carcaça foi enterrada na areia da praia.

De acordo com o coordenador do PCCB, Flavio Lima, o filhote media 4,10 metros e por causa do elevado grau de decomposição, não foi possível identificar o sexo e a causa da morte do animal.

“É um filhote muito imaturo, com no máximo um mês de vida. O estado de decomposição não permitiu que a gente conseguisse pesar a carcaça”, conta Flavio.

Ele também explica que a presença da espécie em território potiguar é comum entre os meses de agosto e dezembro. Nesse período, os animais se deslocam para reprodução.

“A jubarte é um mamífero migratório que sai da Antártida para reproduzir nas regiões tropicais. Provavelmente esse filhote nasceu por aqui durante esse deslocamento”, diz o coordenador do PCCB.

Após análises biológicas de pele e ossos para identificação de material genético, o bicho foi enterrado na areia da praia.

Baleias jubarte costumam migrar para regiões tropicais entre agosto e dezembro (Foto: Projeto Baleia à Vista)
Baleias jubarte costumam migrar para regiões tropicais entre agosto e dezembro (Foto: Projeto Baleia à Vista)

Sobre o PCCB

O Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB) nasceu em 1998 e realiza atividades de monitoramento, resgate e reabilitação de biota marinha em praias da Bacia Potiguar (RN e CE). O projeto é vinculado a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.