Filhote de boto-cinza é encontrado morto em Magé, RJ

Filhote de boto-cinza é encontrado morto em Magé, RJ
O filhote morto, que tinha 1,65 metro, vai passar por necrópsia no Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua) da Uerj (Foto: Divulgação)

RIO – Foi encontrado morto hoje, na praia de Mauá, em Magé, mais um boto-cinza, animal ameaçado de extinção que vive na Baía de Guanabara e que, como símbolo da cidade, ilustra o brasão oficial do Rio. O animal encontrado era um filhote de apenas dois anos, o que preocupa biólogos. Atualmente, há apenas 30 botos da espécie na baía. Em meados da década de 80, eram 400.

O filhote morto, que tinha 1,65 metro, vai passar por necrópsia no Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua) da Uerj, que desde 1992 monitora a população de botos na baía.

— A baía tem uma população de botos muito pequena. Os filhotes nascem e passam toda a sua vida nela. Todo impacto que a baía está sofrendo faz pressão e tem consequência sobre os animais — explica o biólogo do Maqua e professor da Uerj Alexandre Azevedo.

O boto cinza, segundo especialista, vive em média 30 anos. Outro animal da espécie, um adulto, foi achado morto em setembro, na Ilha do Boqueirão, no interior da baía. Com o filhote, somam-se duas mortes só em 2017. O pesquisador afirma que, com a descontinuidade de programas do estado para a preservação da espécie por causa da crise do Rio, a perspectiva não é boa para os botos:

— Vamos ter um impacto negativo — lamenta.

Por Carina Bacelar

Fonte: O Globo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *