Filhote de jiboia é resgatado em cerca no quintal de residência de Cuiabá, MT

Aposentada disse ter ficado com medo de que a cobra machucasse os animais de estimação. O réptil foi resgatado e levado para Área de Preservação Permanente (APP).

132
Moradora se assusta com cobra no quintal (Foto: Arquivo Pessoal)
Moradora se assusta com cobra no quintal (Foto: Arquivo Pessoal)

Um filhote de jiboia foi resgatado pelos bombeiros ao aparecer na cerca de uma residência no Bairro Santa Cruz, em Cuiabá, nesta de sexta-feira (27). O animal, que não é venenoso, foi levado para uma Área de Preservação Permanente (APP).

A aposentada Luvanil Nunes, moradora da residência, ficou preocupada com os animais de estimação.

“Fiquei com medo que ela atacasse meus coelhos, galinhas, cachorros, gatos, porque eu tenho muitos animais em casa”, disse.

Jiboia foi resgatada e levada para uma APP (Foto: Arquivo Pessoal)
Jiboia foi resgatada e levada para uma APP (Foto: Arquivo Pessoal)

A aposentada ligou para a número de emergência e soldados do Corpo de Bombeiros foram até a casa dela para resgatar o réptil. O tamanho não animal não foi informado.

Apesar do susto, ninguém se machucou.

Jiboia

A jiboia é uma cobra que pode chegar até 4m de comprimento, sendo a cauda curta e menor que 15% do comprimento do corpo.

Para alimentar-se, mata as presas por constrição, enrolando-se na presa, apertando-a firmemente, até que sinta com o corpo que a respiração e os batimentos cardíacos do animal cessaram. A jiboia abre então a boca e engole a presa inteira, pois as cobras não possuem dentes para mastigar o alimento.

Por Lidiane Moraes

Fonte: G1


Nota do Olhar Animal: Sempre que se deparar com um animal silvestre em situação de risco, entre em contato com o Corpo de Bombeiro, Polícia Ambiental ou Ibama, para que efetuem o resgate.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.