Filhote de onça-pintada é resgatado após perambular sozinho e ser acuado por cachorros em assentamento em MT

Filhote de onça-pintada é resgatado após perambular sozinho e ser acuado por cachorros em assentamento em MT
Filhote de onça-pintada foi resgatado após perambular sozinho e ser acuado por cachorros em assentamento em Mato Grosso — Foto: Sema-MT/Assessoria

Um filhote de onça foi resgatado depois de ser encontrado perambulando sozinho e ser acuado por cachorros no assentamento Rural Ariranha, no município de Santo Afonso, a 266 km de Cuiabá. O animal chegou em Cuiabá na última segunda-feira (11) e teve o resgate divulgado nesta quinta-feira (14).

De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), o filho é macho, com idade entre 100 e 150 dias e chegou em Cuiabá muito debilitado.

Ele foi internado no Hospital Veterinário da Universidade de Cuiabá (Unic), onde realizou exames e iniciou tratamento.

O filhote foi resgatado primeiramente por servidores da Sema de Tangará da Serra — Foto: Sema-MT/Assessoria
O filhote foi resgatado primeiramente por servidores da Sema de Tangará da Serra — Foto: Sema-MT/Assessoria

O filhote foi resgatado primeiramente por servidores da Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) da Sema de Tangará da Serra, a 242 km da capital, e depois transportado para Cuiabá por técnicos da sede.

Segundo a Sema, o filhote estava muito magro e com ferimentos nas orelhas quando foi encontrado.

Os servidores que o resgataram relataram que o filhote estava perambulando sozinho e foi acuado por cachorros no assentamento Ariranha.

Depois de ser levado para o hospital, o animal passará por tratamento e, possivelmente, será transferido para um instituto de conservação.

O professor Marco Aurélio Molina Pires, responsável pelo tratamento da onça, informou que o filhote chegou ao hospital veterinário desidratado, muito magro e pesando 5 kg.

Ainda, o filhote apresentava um quadro de miíase na orelha, que é um tipo de infecção de pele causada por larvas de moscas. O tratamento do animal inclui soro, antibiótico e vitamina.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.